Com o tema “Traga a sua fé, sua indignação e um alimento para partilharmos!”, o ato acontece 02/09 a partir das 10h, com a participação de organizações da sociedade civil Por Josy Azeviche O Ato inter-religioso proposto pelo amor, com o pro ...
Seminário inter-religioso marca eventos do “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa” em São Paulo
No último dia 21 de janeiro foi realizado na Igreja da Vila, no bairro Vila Mariana, em São Paulo, o Seminário "Religião, Respeito e Democracia: R(existindo) na Diversidade. O culto ocorre para marcar as celebrações do dia 21 de janeiro Dina Nacional ...
Mulheres do Baixo Sul integram caravana rumo à Marcha das Mulheres Negras 2025 e se unem às 300 mil participantes em Brasília
Um dos maiores atos políticos já realizados pelo movimento de mulheres negras. A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver 2025 reafirmou a centralidade das pautas antirracistas, feministas e de justiça social.
Entre as milhares de vozes que ocuparam a Esplanada dos Ministérios, estava a caravana do Baixo Sul da Bahia, organizada com apoio de KOINONIA. Formada por mulheres de comunidades quilombolas, pesqueiras, assentamentos e comunidades negras tradicionais, a delegação levou seus cantos, histórias, memórias e reivindicações para o centro do debate nacional.
Fortalecimento territorial e trocas entre realidades diversas
KOINONIA participa do Tapiri Ecumênico e Inter-religioso na Cúpula dos Povos em Belém, em paralelo à COP 30
Entre os dias 11 e 16 de novembro aconteceu, na cidade de Belém (PA), o Tapiri Ecumênico e Inter-religioso, é uma articulação ecumênica e inter-religiosa que atua no enfrentamento aos fundamentalismos religiosos e políticos no contexto da Amazônia Legal. O TAPIRI é uma ponte entre fé, democracia e justiça climática, conectando comunidades de base, lideranças religiosas e movimentos sociais em um esforço conjunto por um futuro sustentável e inclusivo.
O evento aconteceu na Catedral Anglicana de Santa Maria e contou com a participação de lideranças religiosas de diversas tradições, povos indígenas, comunidades quilombolas, movimentos sociais, juventudes e organizações baseadas na fé
ACQUILERJ lança site oficial e disponibiliza mapa apresentado de forma inédita em congresso em Campos (RJ)
A Articulação de Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) lançou oficialmente seu novo site, que já está no ar e aberto para navegação. A plataforma reúne informações sobre os territórios quilombolas do estado e passa a ser um importante instrumento de visibilidade, organização e acesso público a conteúdos relacionados às comunidades. Um dos destaques do lançamento é a publicação do Mapa da Acquilerj, produzido pela geógrafa Tatiana, apresentado anteriormente no congresso realizado em Campos. O material reúne dados territoriais essenciais para fortalecer o reconhecimento, a memória e a luta das comunidades quilombolas do Rio de Janeiro.
Ilê Alafunbí realiza roda de diálogo com exibição do filme “Cine Alafunbí Canta Folha” e fortalece saberes ancestrais
No dia 11 de outubro de 2025, o Ilê Alafunbí promoveu uma roda de diálogo com a exibição do filme “Cine Alafunbí Canta Folha”, reunindo 35 participantes em uma atividade voltada ao fortalecimento da ancestralidade, da formação cultural e da troca coletiva de saberes. A ação foi mobilizada por Joice e Augusto.
A atividade começou com uma acolhida aos participantes e uma breve contextualização sobre a proposta do filme. Em seguida, foi exibido o Cine Alafunbí Canta Folha, obra que apresenta os fundamentos do sagrado, a relação entre o Candomblé e o uso das folhas e a importância desses conhecimentos na vivência cotidiana dos terreiros.
Atividades de KOINONIA | Novembro de 2025
O mês de novembro marca um período de intensa mobilização para KOINONIA. Em todo o Brasil e também fora dele, a organização participa, promove e apoia uma série de eventos que reafirmam seu compromisso com os direitos humanos, a justiça racial, a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades de fé.
As ações de novembro percorrem temas como patrimônio e clima, agroecologia, economia solidária, igualdade de gênero, liberdade religiosa e protagonismo quilombola. De Salvador a Belém, de Camamu ao Rio de Janeiro, passando por Brasília e até Bogotá, KOINONIA atua junto a parceiros e movimentos sociais para construir pontes entre espiritualidade, território e transformação social.
Mulheres negras do Baixo Sul se reuniram na 14ª Feira Agroecológica contra a Violência, em Camamu – BA
A 14ª Feira Agroecológica de Mulheres do Baixo Sul Contra a Violência aconteceu em Camamu, na Bahia, reunindo mulheres negras, quilombolas, agricultoras e lideranças comunitárias em uma grande celebração de resistência e ancestralidade. A atividade fortalece o protagonismo feminino e a valorização das práticas agroecológicas no território. Nesta edição, a feira se tornou um grande território de resistência e celebração. Mulheres negras, artesãs, agricultoras e jovens ocuparam o espaço com música, dança, saberes tradicionais e produtos da agricultura familiar.
Projeto Prevenção na Ocupação em São Paulo destaca a importância do cuidado e da sexualidade em todas as idades
No último sábado, aconteceu em São Paulo a última oficina de prevenção do Projeto Prevenção na Ocupação, realizada em parceria entre KOINONIA e o Movimento de Moradia do Centro (MMCR). A atividade teve como tema “Espelho, espelho meu, que idade tenho eu: prevenção, diversidade e sexualidade em diversas idades”, promovendo reflexões sobre como o desejo, o cuidado e a forma de viver a sexualidade se transformam ao longo da vida. Durante o encontro, os participantes refletiram sobre perguntas como: “O desejo muda com o tempo?”, “As formas de preservação também mudam?” e “Como lidamos com a sexualidade em diferentes fases da vida?
XIV Feira Agroecológica das Mulheres Negras Contra a Violência reúne 289 participantes em Camamu e destaca força feminina, ancestralidade e resistência
A XIV Feira Agroecológica das Mulheres Negras Contra a Violência aconteceu no dia 7 de novembro, na Praça Dr. Francisco Xavier Borges (Praça de São Benedito), em Camamu, reunindo 289 mulheres de 34 comunidades quilombolas, pesqueiras, assentamentos e comunidades negras tradicionais dos municípios de Ibirapitanga, Maraú, Gandu, Valença, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Salvador. O encontro reforçou a articulação regional e o fortalecimento da luta coletiva das mulheres negras rurais.
KOINONIA participa do 1º Seminário Internacional em Patrimônio e Clima, em Salvador
No dia 6 de novembro de 2025, KOINONIA participou do 1º Seminário Internacional em Patrimônio e Clima: O Que Fica Quando o Mundo Muda?, realizado na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador.
O encontro marcou o encerramento de uma série de atividades que compuseram o evento. Nos dias anteriores, foram realizadas oficinas e encontros preparatórios voltados à reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas nos terreiros de candomblé e nos territórios tradicionais afrodiáspóricos.
Encontro Regional do Fórum FESUR em Bogotá
Entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, representantes ecumênicos da Argentina, Brasil, Colômbia e Peru se reuniram em Bogotá (Colômbia) para o Encontro Regional do Fórum FESUR. O evento teve como objetivo construir estratégias conjuntas de enfrentamento aos fundamentalismos religiosos, políticos e econômicos que ameaçam os direitos humanos e a democracia na América do Sul. Durante os três dias de atividades, foram discutidas as prioridades estratégicas regionais e elaborada a Agenda FESUR 2026–2027, além de definidos planos de ação comuns para fortalecer a atuação política e comunicacional dos fóruns nacionais. O encontro também apresentou estudos de caso que analisaram como a religião tem sido instrumentalizada com fins políticos em diferentes contextos sul-americanos.
Conselho Inter-religioso da Bahia promove ato pacífico contra o PL 262/2025
Na quarta, 29.10, lideranças religiosas de diversos segmentos (Islamismo, Catolicismo, Candomblé, Umbanda, Brahma kumaris, Espiritismo) reuniram-se em frente a Prefeitura Municipal de Salvador, de modo pacífico, em protesto ao Projeto de Lei nº 262/2025 que prevê o uso da Bíblia como recurso paradidático para a disseminação cultural, histórica, geográfica e arqueológica de seu conteúdo.
Dentre as questões que foram apontadas, destacaram a violação da laicidade do Estado na medida em que o uso da Bíblia cria assimetria entre as religiões, pois desconsidera outros livros como Alcorão, Livro dos Espíritos, Torá etc.
Conselho Inter-religioso da Bahia dialoga sobre laicidade do estado e violência contra juventude negra
Nesta quarta-feira, 22, diversas lideranças religiosas se reuniram na sede do Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Negras – CDCN para participar da reunião promovida pelo Conselho Inter-religioso da Bahia – CONIRB.
Na oportunidade, Doté Amilton Costa, do Terreiro Vodun Zô, denunciou a violência no bairro do Curuzu, especialmente contra os jovens negros da comunidade, que carecem de acesso a políticas públicas que viabilizem acesso à educação e ao lazer, ficando expostos à criminalidade. Ele conclamou os membros do Conselho a adotar alguma atitude em relação ao aumento da violência contra a juventude negra na Bahia, dentro do que cabe à sociedade civil.














