Mês simboliza a luta dos movimentos negros pela valorização de sua cultura e por igualdade. Pela primeira vez, 20 de novembro, dia de Zumbi e da Consciência Negra, será feriado em todo território nacional.
Por: Lucas MarllonO mês de novembro é dedicado à celebração da Consciência Negra. A data, em especial, é um período específico para rememorar a história dos povos e movimentos negros. O objetivo busca enfatizar a luta contra o racismo em todas as suas formas, na luta por mais equidade racial e valorizar a cultura afro-brasileira.
Por conta da Lei 14.759/2023, sancionada pelo presidente Lula, pela primeira vez 20 de novembro será feriado em todo território nacional. Agora chamada de Dia de Zumbi e da Consciência Negra, essa medida dimensiona ainda mais a importância da data para valorizar a cultura e a luta da população negra, bem como seus movimentos e populações como comunidades quilombolas e povos de terreiros.
KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço promove uma série de eventos que reafirmam o protagonismo, a resistência e a importância das comunidades negras tradicionais. Mantendo seu compromisso histórico como uma organização antirracista que possui um propósito com esses grupos, a organização irá propor uma agenda durante todo mês de novembro voltada para organização e divulgação de eventos relacionados a estes temas. Serão feiras, encontros e eventos públicos articulados com instituições parceiras que buscam promover o trabalho e ações realizadas por comunidades locais em prol de sua visibilidade e desenvolvimento.
Esses eventos são oportunidades fundamentais para reafirmar o compromisso de toda a sociedade com a erradicação do racismo e da intolerância religiosa, promovendo a dignidade e o respeito às tradições e valores das comunidades negras.
Acompanhe nossas redes sociais e agenda para ficar por dentro de nossos eventos durante Novembro Negro. Confira a relação:
🗓️ Agenda:
- 30/out – 1/nov | Semana de Arte e Cultura em Nilo Peçanha (BA)
Evento tradicional no município de Nilo Peçanha (BA). Programação aberta ao público com inúmeras atividades, desde feiras de Economia solidária , oficinas de dança, apresentações musicais e cortejo do Zambiapunga. Realização: Grupo Cultural Zambiapunga, Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha (BA), Centro Público de Economia Solidária (CESOL) e Governo do Estado da Bahia
📍 Praça da cidade e cortejos por toda a cidade
- 8/nov | XIII Feira Agroecológica de Mulheres Negras Contra a Violência (BA)
Tradicional evento anual realizado pela Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul da Bahia (AMNBS) que busca fortalecer o combate às violências de raça e gênero e promover a inclusão produtiva agroecológica. A feira conta com a presença de agricultoras, quilombolas, assentadas, pescadoras e marisqueiras da região
📍 Praça Dr. Francisco Xavier Borges (Praça de São Benedito) – Camamu(BA), a partir das 6h, com entrada gratuita.
- 22-25/nov | Encontro Nacional da Caravana contra os Racismos Religiosos/ – Instituto PACS
Ação coletiva proposta pelo Instituto PACS que busca percorrer os Territórios de Fé, promovendo trocas e encontros entre diversas religiões e religiosidades a fim de combater o racismo religioso em todas as suas formas
📍 Hotel Normandy, Rua dos Tamoios 212 – Belo Horizonte (MG)
- 23/nov | Novembro Negro: “Começo, meio e começo”
KOINONIA fará a roda de conversa inicial deste evento público, que acontece na rua com apresentações culturais diversas e pessoas religiosas falando sobre racismo ambiental.
📍 Rua General Jardim – Vila Buarque SP (9-17h)
- 29/nov | Encontro Fortalecimento Acquilerj
📍 (Local e hora a combinar)
Em breve mais informações… Acompanhem nossas redes sociais!
- 30/nov e 1/dez | Feira Aquilombar
Evento cultural e gastronômico. Realização da parceria entre o Sebrae e a Acquilerj, com a participação das comunidades quilombolas integrantes do Projeto Comércio com Identidade, de KOINONIA, patrocinado pelo Grupo Carrefour.
📍 Arcos da Lapa, RJ (10-17h)