Cooperação de atividades para organização da Feira Agroecológica das Mulheres Negras do Baixo Sul

Durante três dias, KOINONIA colaborou com a preparação de atividades para a Feira Agroecológica da Mulheres que acontece dia 8 de Novembro

Texto de Lucas Marllon, revisado por Ana Celsa, Educadora e assistente de projetos

Durante os dias 24, 25 e 26 de outubro, KOINONIA realizou uma série de atividades e acompanhamento com jovens, mulheres negras, produtoras e quilombolas da região do Baixo Sul da Bahia. O trabalho teve por objetivo a preparação para a Feira Agroecológica das Mulheres Negras, que acontecerá em 8 de novembro. Colaboradoras da instituição, Ana Celsa Bonfim, Candai Calmon, Nathalia Gouveia e Pedrina Belém foram as mobilizadoras da atividade.

No dia 24, no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Camamu, houve uma roda introdutória com mulheres agricultoras e ativistas da agroecologia participantes do Projeto Comércio com Identidade. No encontro, houve o desenvolvimento de técnicas de logística e comercialização para planejar o desenvolvimento das atividades que serão realizadas na feira. Dentre as principais dificuldades elencadas, por exemplo, estão: articulação comunitária, falta de transporte e estradas em boas condições para escoamento dos produtos e dificuldade de certificação orgânica.

Ana Celsa relatou sobre a importância dessa organização:

“A atividade de gestão e organização pessoal em prol da Feira Agroecológica do Baixo Sul no último dia 24, nos ajudou a refletir sobre a importância de produzir com organização e planejamento para criar mais autonomia em um sistema de comercialização e venda que exige o fortalecimento da nossa identidade comunitária, negra e feminista.”

Foto: Acervo KOINONIA

No dia 25, houve uma reunião no Conselho Inter Territorial de Articulação das Comunidades Quilombolas do Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia (CIACOQ), na comunidade de Quitungo, no município de Maraú. O tema foi “Juventudes” e reuniu diversas comunidades quilombolas do Baixo Sul para refletir e criar estratégias de proteção, desenvolvimento e formação de juventudes negras quilombolas.

Foto: Acervo KOINONIA

Já no último dia (26),  no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Camamu, aconteceu a articulação com o Núcleo de Jovens para a Feira Agroecológica das Mulheres Negras do Baixo Sul. Os jovens confeccionaram cartazes que serão exibidos em 8/11 e solicitam maior presença e colaboração ativa no evento, que é de extrema importância para eles e para a região.

Foto: Acervo KOINONIA