KOINONIA celebra 30 anos de luta por direitos em semana de atividades na Bahia

Por Natasha Arsenio, jornalista em KOINONIA

Abril foi todo dedicado a celebrações pelas três décadas de existência de KOINONIA, que celebrou sua trajetória pela defesa dos direitos humanos, da justiça social, da diversidade e da inclusão. Fechando o mês de aniversário institucional, entre os dias 20 e 25 de abril, colaboradoras, colaboradores, associadas, associados, parceiras e parceiros se reuniram na Bahia numa sequência de eventos significativos que destacaram a importância do trabalho contínuo de KOINONIA no que diz respeito à promoção da equidade e combate às intolerâncias.


A semana de celebração teve início com o evento “Reforçando Laços”, realizado no hotel Sol Vitória Marina, na Barra – Salvador. Este tradicional encontro de terreiros promovido por KOINONIA reuniu lideranças de terreiro com o objetivo de dialogar, estreitar parcerias e discutir ações conjuntas para combater as intolerâncias e racismos.

Ana Gualberto, diretora executiva da instituição, destacou o toque especial que a edição teve pela celebração do aniversário com o privilégio de reunir atores tão relevantes para a jornada de trabalho e luta. “Foi um evento de confraternização, mas também um evento de pegar dever de casa para saber como serão pautadas as nossas próximas ações. ‘Reforçando Laços’ é o nosso lugar de escuta, de acolhida e de tentar construir de forma coletiva”, afirmou Gualberto.

O evento proporcionou um espaço coletivo de reflexão sobre o atual contexto, apontando desafios e propondo ações que irão nortear as atividades futuras de KOINONIA junto aos terreiros. A ocasião foi marcada pela promoção de debates sobre direitos e a defesa de uma prática ecumênica e inter-religiosa.

Além do encontro em Salvador, as celebrações incluíram uma reunião das equipes dos escritórios de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo em Imbassaí, distrito do município de Mata de São João, também na Bahia. Este encontro foi dedicado à análise e planejamento das ações institucionais, refletindo sobre os 30 anos de história, luta e resistência. A autoanálise realizada visa construir coletivamente as próximas ações, acolhendo as provocações levantadas pelos colaboradores e colaboradoras da instituição.

“Potente” foi a definição dada por boa parte das pessoas participantes desta etapa do evento. Ana Paula, assistente de projetos, compartilhou seu desejo de mais 30 anos de KOINONIA: “que sejam de muitos impactos na sociedade e conquista de direitos”.

Voltando para Salvador e encerrando a semana de atividades celebrativas de aniversário, as equipes institucionais participaram de uma formação interna sobre mudanças climáticas. A ocasião foi ministrada por com Rosa Peralta e Ana Celsa, colaboradoras da instituição.

Candai Calmon, que é educadora pesquisadora de KOINONIA, encerrou a atividade relacionando a aromaterapia com reflexões sobre o papel de cada indivíduo frente aos problemas que temos vivenciado por conta das emergências climáticas.

Neste mesmo dia, na parte da tarde, convidados muito especiais para a trajetória de KOINONIA foram recebidos no salão do hotel Farol Barra Flat, finalizando o período de celebrações com muita representatividade.

Lidia Lima, assessora de projetos, relembrou momentos marcantes das três décadas de ações koinônicas durante a celebração. “É nosso dever espalhar essas sementes, desejando mais direitos, mais 30 anos, mais histórias, mais memórias, (…) mais árvores koinônicas. Podemos espalhar essas sementes? Agora é com vocês!”, disse Lidia, incentivando a continuidade do trabalho e a expansão das iniciativas de KOINONIA.

Com a energia e o compromisso renovados, KOINONIA segue em frente, pronta para enfrentar os novos desafios e conquistar ainda mais nos próximos anos junto aos públicos com os quais atua.

Somos KOINONIA! Há três décadas na luta pela garantia de direitos!

+ Confira os registros do evento Reforçando Laços
+ Assista a alguns registros da passagem das equipes de KOINONIA por Imbassaí
+ Confira na íntegra a mística promovida por Lídia Lima sobre a jornada koinônica
+ Veja o resumo das atividades de celebração de 30 anos de KOINONIA no Farol Barra Flat

Tags: No tags