Ciranda de antropologia e direito para as comunidades negras tradicionais

O Projeto de Extensão “Ciranda de Antropologia e Direito”, coordenado por Carlos Caroso e Fátima Tavares, foi fruto de uma parceria entre o Núcleo de pesquisa ObservaBaía/UFBA e KOINONIA. O curso contou com sete encontros quinzenais, com convidados especialistas, com 2 horas de duração cada, às segundas-feiras, às 19 h, na plataforma zoom de KOINONIA, com transmissão no YouTube, com a discussão dos temas de grande importância sob os títulos de “Como o racismo afeta nossas vidas?”;

“Não queremos o seu lixo: Racismo Ambiental e Comunidades Negras Tradicionais”; “Saia daqui com seu racismo: como se defender da intolerância religiosa?”; “Aqui ninguém mete a mão: regularização fundiária dos quilombos”; “Meu terreno tem axé: regularização fundiária de terreiros”; “MROSC, quem é você? O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e as comunidades negras tradicionais”; “Cuidando das tradições, patrimonializando o terreiro”. Direcionado para comunidades tradicionais negras, os encontros tiveram como objetivo ampliar a concepção de direitos, apresentando as principais questões do universo jurídico e antropológico e desafios relacionados, especialmente, aos povos de terreiro e comunidades quilombolas. Com linguagem acessível, contudo sem perder o rigor técnico, os assuntos abordados foram apresentados sob o formato de educação jurídica popular, a partir do método construtivista.

O curso foi muito estimulante e no decorrer desse processo, nós do ObservaBaía e a equipe de Koinonia, pensamos em como ampliar a circulação das informações veiculadas por este para além do seu acesso na plataforma do YouTube. É, portanto, com alegria que apresentamos esta Cartilha para distribuição com os participantes de movimentos sociais e comunidades tradicionais negras, com textos que tratam dos temas abordados naqueles encontros (alguns com novo título), além da inclusão de orientações para o combate à intolerância religiosa.

Faça o download da cartilha



Tags: No tags