“Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos” é o mais recente documentário produzido pelo Instituto Pacs 

Por Natasha Arsenio

No segundo semestre de 2023, o Instituto PACs desenvolveu um estudo a respeito das intolerâncias e fundamentalismos religiosos. A jornada, realizada nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, envolveu visitas a comunidades e terreiros de religiões de matriz africana e o diálogo aberto com líderes que compartilharam suas experiências e ações de resistência. O resultado foi o documentário “Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos“, uma imersão que aborda os preconceitos como elementos intrínsecos ao modelo social no qual vivemos.
 

Yalorixá Mãe Jaciara Ribeiro, Aline Lima (Pacs) e Ana Gualberto. Foto: Yane Mendes


Dentre os entrevistados está Ana Gualberto, Diretora Executiva de KOINONIA, que participa do vídeo enquanto mulher religiosa e ativista na luta contra os fundamentalismos. Sua contribuição é de fundamental relevância para o debate, que busca promover uma compreensão mais aprofundada sobre as dinâmicas e desafios enfrentados pelas comunidades de terreiro.
 

“Entender o papel de resistência que as lideranças vêm desenvolvendo no Brasil é fundamental para construção de estratégias e pactos de manutenção de nossos espaços de fé enquanto espaços de promoção da vida e reafirmação de existências”, explicou Gualberto, que destacou também a contribuição de KOINONIA enquanto instituição com um trabalho como esse. 

“KOINONIA e PACs vêm dialogando nos últimos dois anos sobre conexões e sobre como as trajetórias das organizações se encontram na luta por uma sociedade com mais equidade”. Segundo ela, o documentário, além de convidar à reflexão, também faz ecoar as vozes das lideranças. “Este é um reforço de nosso compromisso e nossa trajetória que estamos construindo nesses 30 anos de luta por direitos”, concluiu. 

Também compartilharam seus desafios, experiências e histórias a Yalorixá Mãe Jaciara Ribeiro, filha da Yalorixá Gildásia dos Santos – conhecida Mãe Gilda e falecida em 21 de janeiro, data em que foi instituído o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa; o Babalorixá Lívio Martins, do Ilê Axé Ayabá Omi, também conhecido como Terreiro das Salinas; Vera Baroni, advogada sanitarista, fundadora da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e Yabassé do Ilê Obá Aganjú Okoloyá; e Aline Lima, coordenadora institucional do Instituto Pacs, além de filha de santo e mulher de terreiro. 

O documentário “Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos” está disponível gratuitamente no YouTube. Clique aqui para assistir.

Segundo o Instituto PACs, o trabalho terá continuidade em 2024, se aprofundando nos processos de intercâmbio, ampliando os diálogos estabelecidos e os lugares visitados, bem como através do lançamento de novos produtos e sistematizações. 

> Saiba mais sobre a imersão que resultou no documentário

> Conheça o Instituto PACs

Tags: No tags