Por Natasha Arsenio
No segundo semestre de 2023, o Instituto PACs desenvolveu um estudo a respeito das intolerâncias e fundamentalismos religiosos. A jornada, realizada nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, envolveu visitas a comunidades e terreiros de religiões de matriz africana e o diálogo aberto com líderes que compartilharam suas experiências e ações de resistência. O resultado foi o documentário “Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos“, uma imersão que aborda os preconceitos como elementos intrínsecos ao modelo social no qual vivemos.
Dentre os entrevistados está Ana Gualberto, Diretora Executiva de KOINONIA, que participa do vídeo enquanto mulher religiosa e ativista na luta contra os fundamentalismos. Sua contribuição é de fundamental relevância para o debate, que busca promover uma compreensão mais aprofundada sobre as dinâmicas e desafios enfrentados pelas comunidades de terreiro.
“Entender o papel de resistência que as lideranças vêm desenvolvendo no Brasil é fundamental para construção de estratégias e pactos de manutenção de nossos espaços de fé enquanto espaços de promoção da vida e reafirmação de existências”, explicou Gualberto, que destacou também a contribuição de KOINONIA enquanto instituição com um trabalho como esse.
“KOINONIA e PACs vêm dialogando nos últimos dois anos sobre conexões e sobre como as trajetórias das organizações se encontram na luta por uma sociedade com mais equidade”. Segundo ela, o documentário, além de convidar à reflexão, também faz ecoar as vozes das lideranças. “Este é um reforço de nosso compromisso e nossa trajetória que estamos construindo nesses 30 anos de luta por direitos”, concluiu.
Também compartilharam seus desafios, experiências e histórias a Yalorixá Mãe Jaciara Ribeiro, filha da Yalorixá Gildásia dos Santos – conhecida Mãe Gilda e falecida em 21 de janeiro, data em que foi instituído o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa; o Babalorixá Lívio Martins, do Ilê Axé Ayabá Omi, também conhecido como Terreiro das Salinas; Vera Baroni, advogada sanitarista, fundadora da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e Yabassé do Ilê Obá Aganjú Okoloyá; e Aline Lima, coordenadora institucional do Instituto Pacs, além de filha de santo e mulher de terreiro.
O documentário “Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos” está disponível gratuitamente no YouTube. Clique aqui para assistir.
Segundo o Instituto PACs, o trabalho terá continuidade em 2024, se aprofundando nos processos de intercâmbio, ampliando os diálogos estabelecidos e os lugares visitados, bem como através do lançamento de novos produtos e sistematizações.