1-Novembro-Negro-o-que-aconteceu-no-mes-CAPA

Novembro Negro: o que aconteceu no mês dedicado a ações que valorizam a resistência, a luta e a cultura negra

O mês de novembro é fundamental no que diz respeito às lutas dos movimentos negros. As ações do período destacam toda relevância cultural e de resistência no Brasil e tem como marco o dia 20, data que faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, localizado em uma região onde atualmente é território do estado de Alagoas.

Por conta disso é que neste mês ocorrem diversas ações promovidas por diferentes organizações, que unem esforços para promover a valorização e o reconhecimento das contribuições históricas e contemporâneas da população negra.

Confira algumas inciativas ocorridas no mês de Novembro e que, além de se encaixarem neste contexto, também se alinham às ações de KOINONIA:

🚩 BAHIA

• Dias 3/nov | Feira Agroecológica de Mulheres Negras do Baixo Sul Contra a Violência
Atividade anual e já tradicional, que teve sua XII edição realizada pela Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul da Bahia (AMNBS) com o apoio de KOINONIA.

O evento contou com a participação de comunidades do Baixo Sul da Bahia e tem como objetivo central o fortalecimento, resistência e sobretudo, reposição de energia para que o trabalho de combate à violência contra as mulheres se mantenha ativo e em pleno funcionamento.

• Dias 5 e 6/nov | Oficina de Empreendedorismo Rural – Assentamento Dandara
Ação realizada com as comunidades de Argemiro Mendes, Laranjeira e Assentamento Dandara com o apoio de KOINONIA e Sasop. O intuito foi diagnosticar o potencial produtivo e natural do território que recepcionou a atividade.

🚩 SÃO PAULO

• Dia 16/nov | Live – Este é o meu corpo! Bate-papo sobre negritude, sexualidade e espiritualidade
Com realização de KOINONIA e apoio de CESE, o projeto Espiritualidade e Diversidade realiza diversas atividades que promovem reflexões acerca de pautas que atravessam pontos como negritude, sexualidade e espiritualidade. Uma das atividades foi uma série de lives, aberta por um bate-papo entre Lídia Lima, assistente de coordenação de KOINONIA, e Whitney Aparecida Roberta, mulher transgênero, lésbica, negra, periférica, evangélica, pentecostal e presbítera da Igreja da Vila Mariana. A transmissão pode ser assistida aqui.

• Dia 23/nov | Live – Este é o meu corpo! Bate-papo sobre negritude, sexualidade e espiritualidade
Com realização de KOINONIA e apoio de CESE, o projeto Espiritualidade e Diversidade realiza diversas atividades que promovem reflexões acerca de pautas que atravessam pontos como negritude, sexualidade e espiritualidade. Uma das atividades foi uma série de lives através das quais Lídia Lima, assistente de coordenação de KOINONIA, pode conversar com diferentes convidados. A segunda realizada no perfil do Instagram da instituição contou com a participação do Pastor Bob Botelho – da Comunidade MESA em Curitiba, reverendo pela Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA – Brasil) e fundador do Evangélicxs Pela Diversidade, a primeira organização LGBT evangélica da América Latina – e mediação de Priscila Cardoso, especialista em Sexualidade Humana, sexóloga, educadora, teóloga e colaboradora de KOINONIA. A transmissão pode ser assistida aqui.

• Dia 25/nov | Roda de Conversa – Negritude, sexualidade e espiritualidade
Um espaço que garante o debate e as trocas de experiências, vivências, partilhas e aprendizados sobre estratégias de fortalecimento da luta antirracista em diversos aspectos, bem como da luta pelo bem viver para todas as pessoas. A ação ocorreu na Igreja da Vila Mariana e é parte do projeto Espiritualidade e Diversidade, realizado por KOINONIA e apoiado pela CESE.

• Dia 26/nov | Roda de Conversa – Espiritualidade e diversidade nos espaços de axé
Um espaço que garante o debate e as trocas de experiências, vivências, partilhas e aprendizados sobre estratégias de fortalecimento da luta antirracista em diversos aspectos, bem como da luta pelo bem viver para todas as pessoas. A ação ocorreu no Terreiro de Umbanda Urubatão da Guia, no bairro Vila Moinho Velho, dando foco às vivências em espaços de axé. Esta também é uma atividade que compõe o projeto Espiritualidade e Diversidade, realizado por KOINONIA e apoiado pela CESE.

🚩 RIO DE JANEIRO

• Dias 8/nov | Reunião entre Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ, vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, e Conselho Estadual de Promoção da Liberdade Religiosa do Rio de Janeiro (CONEPLIR/RJ)
KOINONIA, enquanto membro do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa (CONEPLIR/RJ), participou do encontro cujo foco foi abordar os desafios relacionados ao registro civil de comunidades religiosas no estado do Rio de Janeiro, além de promover um intercâmbio de aprendizados que resultasse em orientações eficazes para desbloquear questões de registro nos cartórios fluminenses. A experiência de quase três décadas de KOINONIA no registro de terreiros de Candomblé na Bahia foi compartilhada durante a reunião com este objetivo.

 • Dia 20/nov | Festa da Consciência Negra na Ilha da Marambaia
A tradicional festa realizada no quilombo da Marambaia pelo Dia da Consciência Negra contou com roda de jongo e celebração da ancestralidade nas significativas ruínas do território, onde, segundo os membros da comunidade, eles sempre relembram a força e potência que têm juntos, em coletividade.

 • Dias 20 a 23/nov | 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) – Agroecologia na Boca do Povo
O evento aconteceu na Fundição Progresso tendo como foco a defesa da produção de alimentos adequados e saudáveis, da popularização da agroecologia e da construção de uma ciência comprometida com uma sociedade justa e tecida entre múltiplos saberes.

O primeiro CBA pós-pandemia da Covid-19 foi colorido por uma série de encontros, partilhas que fazem da agroecologia o caminho para a transformação social, a superação da crise climática, o combate à fome e a garantia da segurança e soberania alimentar do nosso povo. Organizada em quatro dias, a programação do congresso reuniu atividades em múltiplos formatos.

Mais informações podem ser conferidas nos canais oficiais do evento: https://cba.aba-agroecologia.org.br/.

Quer ficar sempre por dentro das ações em que KOINONIA participa? Basta acompanhar nossos canais institucionais, onde compartilhamos tudo que tem sido realizado visando a promoção da igualdade racial, da mobilização ecumênica, de direitos de gênero e do enfrentamento aos fundamentalismos.