Por Nathalia Gouveia
A segunda edição do evento Baianão Ecumênico realizado nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2023, em Salvador/BA, trouxe o cuidado com a casa comum, que versa sobre a comunhão, respeito, e parceria de religiosidades diversas em busca dos mesmos objetivos.
Durante os três dias, integrantes católicos, evangélicos, candomblecistas e quilombolas, participaram de mesas de debate sobre os fundamentalismos religiosos que alimentam o racismo ambiental e tanto prejudicam as comunidades negras tradicionais.
Os palestrantes abordaram sobre a importância do cuidado com a terra e as águas, trazendo relatos sobre o desastroso impacto ambiental de indústrias petroquímicas na Ilha de Maré, Salvador/BA e como a população vem sendo prejudicada. Houve também, conversas sobre a Amazônia; Reciclagem; Agroecologia; Agrofloresta e Energias renováveis.
Oficinas como a temática da mística de abertura, os elementos terra, água, vento, e fogo, tomaram conta da tarde de sábado trazendo trocas importantes e muita alegria. Na noite cultural, exposições de arte onde todos puderam expressar os aprendizados e desejos de melhorias para as comunidades e todo planeta. O encerramento ocorreu com rezas, cantos e danças, seguidos do plantio de uma árvore por todos que participaram dessa jornada.
O 2º Baianão Ecumênico foi organizado pelo Conselho Ecumênico de Igrejas Cristãs (CEBIC). Veja algumas imagens do evento: