KOINONIA repudia com veemência o assassinato da liderança Quilombola Mãe Bernadete Pacífico

Com profundo pesar lamentamos o assassinato nesta quinta (17), de Maria Bernadete Pacífico (72), conhecida carinhosamente como Mãe Bernadete

Por Josy Azeviche

Com profundo pesar lamentamos o assassinato de Maria Bernadete Pacífico (72), conhecida carinhosamente como Mãe Bernadete. Uma mulher negra, liderança quilombola que emprestou o seu corpo a uma luta ancestral que se mistura com a afirmação da identidade negra, quilombola, religiosa de matriz africana, com a luta em defesa dos territórios, da vida, dos direitos humanos e principalmente pelo Bem Viver para todas as pessoas.

Liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado no município de Simões Filho região metropolitana de Salvador, Coordenadora Nacional da CONAQ, Ex-secretária da Igualdade Racial no município de Simões Filho. Executada de forma covarde e brutal na noite desta quinta-feira (17). Alvejada dentro da associação da comunidade do Quilombo Caipora, um dos núcleos que faz parte do território do Palmares, na presença dos seus netos.

Denúncia de ameaças a vida

Mãe Bernadete que estava em um programa de proteção à testemunhas, no último dia 27 de julho esteve com a ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF) no Quilombo Quingoma. Na ocasião fez um desabafo e relatou ameaças, além de citar o descaso das autoridades: “Até hoje não sei o resultado do assassinato do meu filho”.

Filho assassinado há 06 anos

Mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo e liderança quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares, assassinado em 2017. Um assassinato que assim como o de tantas outras lideranças quilombolas segue sem resolução.

O silenciamento da voz desta liderança, que seguia com denúncias de ameaças a sua vida, reforça o descaso das autoridades com os crimes que vitimam lideranças negras e quilombolas que ousam se levantar em defesa dos direitos ancestrais da população negra.

Justiça

Mãe Bernadete interrompida, será recebida no Orun e torna-se uma bem lembrada entre nós, por toda a sua coragem e sabedoria. Uma ancestral que inspira coragem em defesa da preservação da ancestralidade, espiritualidade, cultura e pelo respeito a história que liga a população negra aos seus territórios e modos de viver.

Que sua história possa nos inspirar a seguir nas trincheiras em defesa da vida e do bem viver para todas as pessoas, KOINONIA se solidariza com a dor de seus familiares, toda a comunidade do Quilombo Palmares, amigas e amigos.

Vidas Negras Importam!

Exigimos do Estado brasileiro compromisso com o direito a vida para todas as pessoas, ressaltamos a necessidade de proteção imediata para todas as lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares. Diligência e engajamento nas investigações com a identificação e punição de todos os envolvidos. Torna-se necessário neste momento de fortalecimento do Estado Democrático de Direito reafirmar com a justiça para ambos os casos que os dias de descaso com a vida foram derrotados nas urnas e que VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

.

Fontes:

Conaq Quilombos

Informe Bahiano

G1.com