ELEIÇÃO PARA OUVIDORIA GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA

Conheça as candidaturas negras e oriundas de religião de matriz africana que compõem a lista tríplice

Por Josy Azeviche

Há 14 anos em um processo singular de parceria com a sociedade civil, foi criada a Ouvidoria Cidadã, cargo que na Bahia historicamente tem sido ocupado por mulheres negras. Um órgão auxiliar ao desenvolvimento da instituição, com o intuito de aproximar dos reais interesses do povo, na maior parte das vezes, a única via de acesso à justiça quando se trata da população vulnerabilizada econômica e financeiramente.

O processo eleitoral

As entidades da sociedade civil (60) tiveram a oportunidade de votar em 3 nomes das 11 candidaturas deferidas. A lista tríplice composta pelo Ogã Ailton Ferreira, que obteve 33 votos, seguido da Iaô Naira Gomes, com 31 votos, e a Iyalorixá Márcia d’Ogun, com 14 votos, mesma quantidade de votos recebida pela Iyalorixá Thiffany Odara. Porém, o critério de desempate para a formação da lista tríplice prevaleceu a candidata de maior idade. A sabatina oral seguida pela votação dos Conselheiros acontece amanhã (5), onde teremos o nome que sucederá a atual gestora do cargo, Sirlene Assis.

Transmissão online da sabatina e definição do novo nome

Em uma Sessão Extraordinária do Conselho Superior onde as candidaturas amanhã sexta (5), onde deverão fazer uma breve apresentação de propostas para o biênio 2023-2025 por, no máximo, 10 minutos. O público poderá acompanhar todo o processo no canal do YouTube da DPE Bahia no link: https://www.youtube.com/watch?v=BY7gLeRt4wc.

KOINONIA por direitos

KOINONIA reforça o seu compromisso com o fortalecimento da Democracia, bem como de todos os espaços institucionais que buscam garantir o combate às desigualdades. Ressaltamos ainda a importância de garantir a nossa população majoritariamente negra um mínimo de equidade no acesso à justiça e garantia de direitos em um sistema de justiça branco, estruturalmente racista e historicamente excludente.

Desejamos boa sorte a todas as candidaturas e acreditamos que o compromisso com a luta em favor das populações vulnerabilizadas estará na agenda do nome que ascender a Ouvidoria para o próximo biênio.

Fonte: Defensoria Pública do Estado da Bahia