07 abril DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Por Josy Azeviche

Conheça PREVENIDAS | um projeto KOINONIA com estratégias para promoção da saúde e prevenção de doenças através da prevenção de riscos, agravos e doenças e aumento da qualidade de vida das pessoas e populações

A data é um marco para o dia da fundação da OMS (Organização Mundial da Saúde) agência especializada das Nações Unidas responsável pela saúde pública internacional, e completa 75 anos com o tema “Saúde para todos”. De acordo com o conceito da OMS, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Comemorar a data é uma forma de fortalecer a luta pelo reconhecimento da saúde humana como um direito básico para todas as pessoas.

KOINONIA e as pautas de gênero e sexualidade

Os caminhos de KOINONIA se cruzaram com as pautas de gênero e sexualidade há mais de vinte anos. Com o PREVENIDAS houve a possibilidade de disseminar conhecimento, construir e fortalecer, redes de informações acerca da prevenção à HIV/Aids e ISTs em geral. Com a possibilidade de produzir conteúdo informativo por meios digital e impresso.

Conheça o PREVENIDAS

A princípio o PREVENIDAS nos permitiu atuar com Juventudes, Mulheres, Pessoas Trans, além disso com grandes temáticas que atravessam as pautas relacionadas a gênero, como Sexualidade, Direitos Humanos, Racismo, Prevenção, Desejo, Prazer. Oportunizou o acesso a especialistas e propôs o debate de estigmas e tabus de forma direta e muito confortável para uma série de pessoas.

Com o avanço do fundamentalismo no Brasil, os direitos relacionados às mulheres e à comunidade LGBTQIA+ se tornaram o principal núcleo de disputa pública da pauta fundamentalista e conservadora. Combater essas práticas e todos os seus efeitos nefastos e violentos é dever de todos, além de um grande desafio, assim como expandir a compreensão dos direitos de gênero, sexuais e reprodutivos.

Conheça mais sobre o Prevenidas em nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/juventudesdh/

https://www.facebook.com/JuventudesDH

Tem mais um ciclo de aprendizados chegando com o PREVENIDAS

Koinonia Presença Ecumênica e Serviço, em parceria com a Coordenadoria de IST/AIDS da Cidade de São Paulo por meio de convênio, irá realizar um curso gratuito sobre o tema! Com o intuito de possibilitar a formação das juventudes para lidar com questões sobre HIV/AIDS, prevenção à ISTs em geral, a causa LGBTQIAP+ e os Direitos Humanos no Brasil, o Projeto PREVENIDAS dá continuidade aos ciclos de aprendizado e inicia mais um ano com novas adaptações.

Enfretamento as violências de gênero

KOINONIA segue reafirmando o seu compromisso no enfrentamento às violências baseadas em gênero, na pauta LGBTQIA+, formação de jovens e adolescentes sobre prevenção e direitos de gênero e diversidade; incidência política junto às pessoas que vivem com HIV; sensibilização de igrejas e comunidades religiosas sobre as questões de saúde e sexualidade; fortalecimento das ações religiosas de inclusão, luta pela inclusão da pauta LGBTQIA+ na agenda de ação do movimento ecumênico nacional, regional e internacional.

Viva o SUS!

E no dia da Mundial da Saúde celebramos o SUS um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo.

Viva as lutas coletivas!

Viva os movimentos que transformam e movem o mundo!

Fontes:

Cartilha Koinonia Direitos Humanos e Saúde, Cartilha Prevenidas, Gov.br. OMS

Tags: No tags