Campanha Abril Verde: reflexão e ação em prol da liberdade religiosa

Por Pedro Rebelo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro realizou na noite desta segunda-feira (03/04) a abertura do segundo consecutivo da campanha Abril Verde, que promove nos órgãos públicos do estado do Rio um mês inteiro de reflexão e ação em prol da liberdade religiosa. 

A cerimônia contou com lideranças do candomblé e da umbanda, em toda sua diversidade de culto, e serviu para reafirmar a necessidade de unidade nas ações de luta contra a intolerância. 

Ao passo que a luta avança, o número de casos de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106% em apenas um ano. Passou de 583, em 2021, para 1,2 mil, em 2022, uma média de três por dia. O Estado recordista foi São Paulo (270 denúncias), seguido por Rio de Janeiro (219), segundo os dados do Disque 100.

O Abril Verde é uma iniciativa da Deputada Renata Souza, que inclusive teve outra lei de sua autoria aprovada, que cria o Observatório Mãe Beata sobre o Racismo Religioso. A lei, no entanto, apesar de aprovada, ainda não foi posta em prática. Ainda é preciso muita luta e mobilização na luta por direitos