Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé: um dia pra chamar de abençoado

Por Rafael Soares de Oliveira

Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé, 21 de março, Lei 14.519/2023.

Pela primeira vez, agora em 2023 as Nações de Candomblé vão comemorar um dia pra chamar de seu. Certamente há outras datas forjadas pelas lutas antirracistas, assim como o próprio dia 21/03 mundialmente (Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial) e outros em que a força das raízes afras somadas e reinventadas no Brasil se impôs, a despeito de todas as estruturas coloniais vivas e adversas.

Convenhamos que para esses povos sofridos, sair do lugar de atingida para o de protagonismo na celebração positiva e potente de seu legado é no mínimo doce, e gera muitos sentimentos esperançosos e amorosos.

É mais uma vitória de lutadoras e lutadores, tensa, mas que deixa um legado para os futuros filhos das Nações de Candomblé comemorarem, em que possam pedir a benção aos mais velhos, difundir seus sentimentos positivos pela crença no Axé. 

Um dia para chamar de abençoado, festivo de forma gratuita, marcado pelas bençãos de quem construiu a relevância social que consagrou, como consequência política, o registro oficial dessa data.

Não é só o sangue derramado pela ancestralidade que estará mais em foco. Serão a qualidade, a beleza, a criatividade e outras marcas culturais que estarão iluminadas!

KOINONIA se solidariza com toda essa festa fundada na cultura e baseada na fé