SEMINÁRIO | Espaços de Fé e Enfrentamento ao Racismo

Por Josy Azeviche

Ocorrido em São Paulo na última sexta-feira (25), o seminário promovido por KOINONIA, o diálogo contou com as presenças da IYÁ LUCIANA BISPO | Iyalorisá do Ilê Oba Ase Ogodo, tem contribuído com ações para o enfrentamentos do racismo religioso; LETÍCIA ROCHA | norte-mineira, mulher negra, ativista, Graduada em Ciências da Religião, alinhada ao feminismo negro, integrante da equipe de Católicas pelo Direito de Decidir e com LÍDIA MARIA DE LIMA | Teóloga, pedagoga e jornalista, Mestre em Ciências da religião.

Mediado por Ana Gualberto, diretora executiva de KOINONIA, o evento buscou reunir reflexões acerca dos desafios contemporâneos em vista do racismo estrutural, apontado por intelectuais como Sílvio Almeida. Não há como negar que temas como preconceito e discriminação alicerçados na ideia de raça permeiam todos os aspectos da sociedade. Urge a necessidade da presença crítica nas relações estabelecidas dentro dos espaços de fé. E exige também deste setor o comprometimento no enfrentamento ao racismo.

Foram feitas várias reflexões sobre a associação do pecado é feita ao povo negro, como interpretações da bíblia foram utilizadas para justificar a escravidão como uma ordem divina. Portanto, a luta antirracista exige que todas as esferas sociais se articulem e acolham a necessidade de eliminação dos mecanismos que mantêm vivas as desigualdades raciais em nossa sociedade.

Fontes:

Geledes

Carta Capital

Cese