Eventos inter-religiosos movimentam fim de semana da Parada LGBTQIA+ em SP

As ruas de São Paulo se coloriram de arco-íris no último final de semana (18 e 19) em prol da diversidade. E não foi apenas a 26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ que “parou” a cidade.

Idealizados pelo Movimento Pastoral LGBT Marielle Franco (Mopa), em parceria com KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço e outros coletivos/organizações de diversos segmentos religiosos, dois eventos marcaram a luta por respeito: o ato “Religiões, diversidade e democracia: por uma fé que acolhe, abraça e liberta”, realizado no sábado (18), e o Bloco Gente de Fé. Este último ocorreu dentro da Parada do Orgulho LGBTQIA+, no domingo (19), que reuniu 4 milhões de pessoas esse ano.

A ideia de criar um bloco inter-religioso sobre gênero e sexualidade surgiu em 2019, após o 1° Congresso Igrejas e Comunidade LGBTI, organizado por KOINONIA e a Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade.

Reunindo gays, lésbicas, transexuais, pessoas não binárias que professam livremente sua fé, os eventos mostraram que todes têm o direito a se conectar com o Sagrado da maneira que quiser.

O final de semana foi ainda mais especial para KOINONIA, pois os eventos simbolizaram o retorno de uma importante campanha para a instituição: “O Amor lança fora todo medo”, que alude ao versículo bíblico 1 João 4:18 (“No amor não existe receio; antes, o perfeito amor lança fora todo medo. Ora, o medo pressupõe punição, e aquele que teme não está aperfeiçoado no amor.”).

Sobre a campanha

“O Amor lança fora todo medo” é uma campanha pública de religiosos e religiosas contra todas as formas de intolerância, co-promovida por KOINONIA.

Em tempos de crescentes obstáculos à efetivação dos direitos humanos, com fundamentalistas religiosos ocupando representações políticas oficiais, tornam-se mais que oportunas ações que conclamam a sociedade a dizer sim à liberdade e à justiça.

Esta campanha teve origem num grupo de religiosos que participavam da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de 2011, em São Paulo. Com o lema “O amor lança fora todo medo” líderes de diferentes tradições religiosas uniram-se, pela primeira vez, a 4 milhões de pessoas contra a homofobia, manifestando que a prática da fé não deve excluir o respeito à diversidade.

Alexandre Pupo, Daniel Freitas e Ester Lisboa. KOINONIA presente no Largo do Arouche neste fim de semana.

Hoje a campanha tem se colocado radicalmente em favor da liberdade, contra qualquer forma de discriminação. Portanto, passamos a lutar também contra a intolerância religiosa, que persegue adeptos de diversas religiões – principalmente as de matriz africana – e contra o racismo.

Traduzimos nossos ideais em ações de denúncia, produção de conhecimento, disseminação de informações e promoção de debates. Cremos que é preciso impulsionar cada vez mais uma cultura de direitos para que as intolerâncias sejam superadas.

“O Amor lança fora todo medo” é uma campanha aberta. As formas de participação são inúmeras e alimentam-se da criatividade para multiplicar as forças na luta pela transformação.

Acompanhe nossas redes sociais pelos próximos dias! Curta, comente e compartilhe o conteúdo da campanha!

>>> Instagram
>>> Facebook
>>> Twitter
>>> Youtube