Em Salvador, Feira Afro Mix Feminista traz inclusão produtiva, artes e fortalecimento dos direitos das mulheres, a partir do olhar dos terreiros

A Feira Afro Mix Feminista chega ao Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador no próximo dia 27 de março. O evento – uma realização de KOINONIA, patrocinada pela Petrobras e pela Fundação Heinrich Böll Brasil – terá início às 18h30 e contará com apresentações culturais e exposição e venda de produtos. Tudo isso fruto das oficinas do projeto Axé com Arte em terreiros da Região Metropolitana de Salvador.
 
Realizado por KOINONIA, o Axé com Arte promove oficinas regulares de práticas produtivas (corte e costura de trajes de cultos; música/toques de atabaques; bordados afro; culinária afro-brasileira e outros), formação sobre oportunidades para a produção tradicional e trabalha temas relacionados ao campo dos direitos humanos, com todos os conteúdos adaptados às experiências e saberes de cada comunidade.
 
Capapeq
Publicação discute identidade e direitos de mulheres de comunidades tradicionais.
“Espera-se iluminar, junto ao público, demonstrações da produção cultural tradicional, como um caminho eficaz de capacitação de jovens para a geração de renda, além de reforçar a auto-estima de comunidades que, mesmo não envolvidas no Axé com Arte, são portadoras do mesmo potencial cultural e de produção. As mulheres e seus direitos terão uma ênfase especial pela necessidade de enfrentamento da violência domestica cotidiana nas periferias, onde se situam a grande massa daquelas comunidades”, destaca Ana Gualberto, assessora de KOINONIA, responsável pela coordenação do projeto Axé com Arte.
 
Além das apresentações e produtos criados a partir do projeto, acontece o lançamento do livro “Caminhadas, Sonhos e Lutas: Mulheres do Baixo Sul da Bahia”, contando um pouco da luta das remanescentes de quilombo pela ampliação de seus direitos e, sobretudo, pela superação da violência contra a mulher. A entrada é franca.


Facebook-FeiraAfroMixFeminista cópia


Serviço

O que? “Feira Afro Mix Feminista”
Quem? KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço
Onde? Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. End.: Praça São Thomé – Centro, Salvador – BA
Quando? Dia 27 de Março, às 18h30

Tags: No tags