Clarisse Braga
Nestes 20 anos, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, atendendo ao convite do Programa Estadual de DST Aids de São Paulo, participa da formação do GT Juventudes no qual reflete e discute sobre os modelos de comunicação direcionados à juventude. O primeiro encontro reuniu jovens e agentes de saúde no último sábado (15), na capital paulista.
Mais de três décadas de epidemia de HIV Aids no Brasil e a prevenção ainda enfrenta barreiras profundas em relação à comunicação direcionada aos jovens. Campanhas publicitárias, material informativo e agentes da saúde encaram inúmeras dificuldades quando o público-alvo é composto pelas diversas juventudes que coabitam este país.
Entende-se que os processos de comunicação se apresentam de maneira não linear, mas sim interativo por meio de uma linguagem própria e independente. Estratégias específicas são essenciais para alcançar os jovens que se encontram à margem do diálogo sobre prevenção em HIV Aids.
KOINONIA compõe o grupo de trabalho que tem a finalidade de compreender as formas de conversar com estas juventudes plurais e também contribui com a desconstrução dessa comunicação engessada e inflexível.
O GT Juventude está programado para acontecer todo mês aos sábados. Para participar, é preciso realizar inscrição. Mais detalhes pelo e-mail slamastro@crt.saude.sp.gov.br.