Clarisse Braga com edição de Manoela Vianna
Como resposta às ondas de violência cometidas sob o véu da discriminação, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço criou a Campanha “O amor lança fora todo o medo” contra todas as formas de intolerâncias. O lançamento acontece no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids, na estação República do metrô de São Paulo.
A campanha busca alertar as pessoas contra qualquer tipo de intolerância e, principalmente, é uma ação contra a homofobia. Pretende-se também promover a defesa dos direitos humanos, a redução dos índices de discriminação, a equidade de gênero; a adesão ao tratamento ambulatorial e ao teste de HIV.
“O amor lança fora todo medo” é uma campanha oral. Nenhum material impresso será distribuído, firmando o compromisso de KOINONIA com o meio ambiente. Todas as informações serão transmitidas pelos agentes da Campanha e através dos curtas, “Igual à você,” vídeos produzidos pela Unaids.
A idéia da campanha surgiu com a participação de religiosos na Parada Gay de 2011, em São Paulo, pela primeira vez. Amor lança fora todo medo foi o lema do grupo, durante a parada. A presença significou a adesão de uma frente religiosa na luta pela defesa de direitos e pela superação da homofobia. Com o sucesso dessa iniciativa, repercutida em diferentes mídias, KOINONIA decidiu lançar a campanha nacionalmente.