Clarisse Braga, edição Manoela Vianna
Mais uma vez o programa Saúde e Direitos de KOINONIA marca presença no IX Congresso Brasileiro de Prevenção de DST Aids que está acontecendo desde 29 de agosto no centro de convenções do Anhembi, capital paulista.
O evento atraiu profissionais e ativistas da América Latina que juntos compartilharam informações e notícias em workshops, palestras, debates e apresentações artísticas sobre o tema Aids.
KOINONIA distribuiu muitos exemplares do livro Aids e Igrejas e do cartaz com a frase: “O apoio das lideranças religiosas na prevenção do HIV Aids incentiva o diálogo, promove a cidadania e uma vida saudável nas comunidades”. A participação do programa Saúde e Direitos atraiu inúmeros interessados no trabalho ecumênico de apoio, prevenção e aconselhamento de pessoas vivendo e convivendo com HIV.
Quem não ficou de fora do evento foi Ester Lisboa, assessora de KOINONIA, que ontem (30/8) participou da mesa Conversa Afiada junto com Paula Sousa e Cristiane Gonçalves . O debate moderado por Yara Nogueira abordou o tema Instituições religiosas e a resposta a epidemia: Atuação em rede e articulada com o sistemas de saúde. Ester apresentou uma reflexão sobre a contribuição das Redes Ecumênicas de mulheres na resposta da epidemia da Aids.
“A Rede Ecumênica de Mulheres tem viabilizado a promoção da saúde da mulher; a garantia de que os direitos da mulher sejam respeitados, protegidos e cumpridos. E a busca pelae a equidade de gênero e o empoderamento de mulheres resulta em uma respostas ao HIV/AIDS e à violência contra a mulher, inclusive reduzindo a violência contra a mulher infectada e afetada pelo HIV/ AIDS ”, destacou Ester durante o debate..
Ester também esteve presente p em mais uma mesa com o debate sobre Incentivo ao diagnóstico precoce nas comunidades religiosas hoje.
Leia mais em Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids
Conheça o dossiê Aids e Religião
Leia o livro Aids e Igreja, disponível em versão eletrônica no site de KOINONIA.