Uma triste notícia

Carolina Maciel

Partilhando os mesmos sentimentos de tristeza e espanto, que nesta semana habitaram os corações da comunidade ecumênica internacional, “KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço” se associa a todos os seus parceiros e parceiras envolvidos no sonho de uma outra vida, justa e amorosa, para lamentar a interrupção da jornada terrena do companheiro e irmão José Miguez Bonino, aos 88 anos de uma vida intensamente vivida, ocorrida em 1º de julho na Argentina, sua terra natal.

Pastor da Igreja Evangélica Metodista desse país Don José notabilizou-se como um dos principais teólogos latino-americanos da segunda metade do século XX até agora. Dedicou sua vida ao ensino teológico sendo um dos principais mestres da Facultad Evangélica de Teología de Buenos Aires que, ao fundir-se com a sua congênere luterana, deu origem a ISEDET (Instituto Superior de Estudos Teológicos), um dos principais centros de produção teológica da América Latina. Por sua erudição, profunda dedicação à herança teológica do Protestantismo e apaixonada dedicação à causa do ecumenismo participou como um dos observadores protestantes do II Concílio Vaticano.
Sua imensa disposição ao diálogo fez dele um dos principais interlocutores de diferentes dirigentes do Conselho Mundial de Igrejas, do qual chegou a ser um dos presidentes. Avesso a todas as formas de discriminação foi pioneiro ao abrir espaços de diálogo com os setores mais conservadores do mundo evangélico latino-americano. Ao mesmo tempo, foi um dos artífices do Conselho Latino-americano de Igrejas. Autor de dezenas de ensaios e artigos e vários livros dentre os quais dois se destacam por sua pertinência: “Fazendo Teologia numa era revolucionária” e “Rostos do Protestantismo Latino-americano.” É considerado um dos principais teólogos protestantes (dentre poucos) que se dedicaram a produzir teologia a partir das condições socio-históricas e culturais  da América Latina. Profundamente envolvido nas dramáticas tragédias políticas de sua pátria foi membro da Assembleia Constituinte argentina de 1994.
Sua travessia para as paragens da transcendência deste mundo deixa uma lacuna irreparável  que só nos cabe lamentar. “Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço” se solidariza, na dor e na saudade, com seus familiares, amigos e amigas, na certeza de que os reflexos de sua vida e pensamento continuarão a iluminar os caminhos do mundo ecumênico latino-americano.
 
 Zwinglio Dias
Tags: No tags