Marcia Evangelista
No dia 26 de junho, em Salvador, foi realizado mais um Encontro de Comunidades Negras Tradicionais atendidas pelo Programa
O objetivo deste encontro foi fazer uma análise da conjuntura envolvendo as comunidades negras tradicionais, e a construção de conteúdos para uma carta de recomendações aos candidatos às representações legislativa e executiva nas eleições de 2010. O encontro também se caracteriza por propiciar um espaço de troca de informações, proposições e de novas ações entre as comunidades presentes.
Destacam-se as informações compartilhadas: sobre a situação de violência vivida por vários terreiros na cidade de Salvador e cidades circunvizinhas – até mesmo com expulsão pelo tráfico de comunidade inteira de um bairro; e as ações da comissão da sociedade civil criada junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública para acompanhar as ações de segurança, receber denúncias e propor alternativas de intervenção.
Outro destaque deve-se às informações trazidas pelas lideranças quilombolas do Baixo Sul da Bahia: a visita do Incra visando o início dos trabalhos para a regularização territorial de algumas das comunidades quilombolas na região; e a constituição do Conselho Estadual Quilombola e do Conselho Regional do Baixo Sul, que realizará no mês de agosto atividade de formação para lideranças quilombolas, juntamente com a Articulação do Território da Cidadania do Baixo Sul.
Sobre a produção da carta de recomendações, foi formada uma comissão que reuniu-se durante esta semana para iniciar a redação da mesma. As recomendações das comunidades negras rurais do Baixo Sul serão incorporadas ao texto para compor a carta final. Em destaque estarão as recomendações da juventude, que reunida pela manhã do mesmo dia, apresentou as suas contribuições a serem agregadas na expressão coletiva do grupo de Comunidades Negras Tradicionais.
Com informações do Programa Egbé Territórios Negros