Márcia Evangelista
Dando continuidade às ações iniciadas com o apoio de Koinonia para a valorização dos conhecimentos tradicionais e para a busca de formas de sustentabilidade pessoal e coletiva, algumas comunidades de Terreiro continuam com as oficinas de artes e ofícios.
Osun Inká
No dia 20 de fevereiro, no Ilê Axé Oxum Inká, a Associação Margarida Lima Guimarães iniciou um novo ciclo de oficinas de artesanato especialmente voltadas para adolescentes. O primeiro curso, de pintura em tecido, está acontecendo todos os sábados, das 14h às 17h30m. O segundo curso, para aprender a fazer coelho da páscoa, caixas de presente e outros tipos de artesanato, vai começar ainda
A proposta do Terreiro é trabalhar a questão dos direitos e da saúde sexual dessas adolescentes, já que este é um ponto que chamou a atenção quando da realização das primeiras oficinas apoiadas por KOINONIA. As oficinas de artesanato serão entremeadas de atividades voltadas para o debate e a informação sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva.
O trabalho está sendo apoiado pela CESE, por meio do programa Ação para Crianças. A responsável pela Associação e líder religiosa do Terreiro, Maria das Graças Guimarães Santos, ouviu o recado da CESE no Encontro de Terreiros promovido por KOINONIA em agosto de 2009 e, com assessoria do Programa Egbé, elaborou o projeto que foi aprovado e já está em execução.
Espaço Cultural Vovó Conceição/ Casa Branca
No Espaço Cultural Vovó Conceição começou, no dia 04 de março, nova turma do curso “Desfiando e Bordando”, aprendendo a fazer bainha aberta com Dona Maria. Este é o quarto ano que o Espaço oferece o curso de bainha aberta. Neste semestre, as aulas acontecem todas as quartas-feiras pela tarde.
Outro curso que vai ser retomado no Espaço Cultural Vovó Conceição é o de iorubá, todos os sábados, das 14 às 17 horas, a partir do dia 20 de março.
O Espaço apresentou à Sepromi – no edital Março Mulher – o projeto “Formação em gênero e raça para mulheres jovens de Candomblé”. Este projeto é fruto da parceria do Espaço com KOINONIA. Um primeiro projeto de formação em identidade e desenvolvimento foi apoiado pela CESE e este novo projeto, elaborado com o apoio técnico da equipe do Programa Egbé, vem dar continuidade àquela formação, com foco nas mulheres jovens.
Em parceria com o Grupo Hermes e Intecab, o projeto “Lideranças Femininas de Várias Nações”, aprovado no edital Março Mulher, realizará no Espaço quatro oficinas com mulheres de distintas nações de Candomblé sobre sua cultura. É um antigo sonho da coordenadora do Intecab e do Espaço Cultural Vovó Conceição, Ekedy Sinha, que começou a idealizar essa proposta em uma de suas viagens ao Maranhão e em conversas com Pai Euclides. “Este é um primeiro momento, específico para mulheres. Depois ampliaremos a ação, incluindo também os homens, que são lideranças religiosas das distintas nações”, explica a coordenadora do Intecab e do Espaço Cultural Vovó Conceição.
Por Mara Vanessa Fonseca Dutra, Assessora do Programa Egbé Territórios Negros
Saiba mais:
Oficina de bordado no Manso Dandalungua Cocuazenza (BA)
Publicado em: 16/7/2009