KOINONIA participa de encontro de juventude no Sul

Márcia Evangelista

A juventude latino-americana e caribenha terá um local de destaque durante o Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe. Trata-se do Encontro Continental de Jovens, que acontece entre os dias 02 e 03 de fevereiro – na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS – estendendo-se às tardes dos dias 04, 05, 06 e 07 de fevereiro, com a realização de Painéis que discutirão especificamente o contexto juvenil do continente. O encontro deseja debater a situação e os desafios da juventude na América Latina e no Caribe, na perspectiva da comunicação geradora da vida e da organização popular.

Jorge Atílio Iulianeli, Assessor do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de KOINONIA e Coordenador da Equipe Interdisciplinar da Rede Ecumênica de Juventude – REJU, é um dos palestrantes do encontro, onde falará no dia 6 de fevereiro sobre o tema “Desafios para a continuidade: construindo e articulando redes e potencialidades”.

O Encontro apresenta uma programação que contempla diálogos de práticas, plenárias de reflexão, atividades culturais e visitações a realidades que promovem uma cultura solidária. “Desejamos que esse encontro possa aprofundar a reflexão sobre cultura solidária, a partir dos desafios juvenis latino-americanos e caribenhos, propondo ações e a criação ou fortalecimento de redes que promovam uma comunicação capaz de colocar-se a serviço da sociedade, oportunizando a vivência de uma cultura de solidariedade, de justiça e de paz”, enfatiza Daiane Bristot, membro da equipe organizadora do evento.

O Encontro de Jovens por uma Cultura Solidária é uma promoção do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, ONG Trilha Cidadã, Instituto de Pastoral de Juventude do RS, Rede Ecumênica da Juventude (REJU), Pastorais da Juventude, Rede de Jovens Comunicadores da OCLACC, Pastoral Universitária da PUCRS, entre outras organizações juvenis.

PROGRAMAÇÃO

Dia 02/02/2010

14h – Credenciamento

15h – Abertura do Evento

16h – Painel de Abertura

Tema: Dialogando e Transmitindo Cultura Solidária

Painelistas: Daniel Drexler e Elson Faxina

18h – Intervalo

20h – Noite Latino-americana e Caribenha

Apresentação teatral: “As caminheiras e a saga deste continente” – Trilha Cidadã

Show: Daniel Drexler

Dia 03/02/2010

14h – Jogos

15h – Cine Fórum

17h – Diálogo de Práticas

18h30min – Abertura Oficial do Mutirão de Comunicação

Dia 04/02/2010

14h – Jogos

15h – Painel I

Tema: Realidade da Juventude Latino-Americana e Caribenha

Painelista: Hilário Dick

17h – Diálogo de Práticas

18h – Sistematização

Dia 05/02/2010

14h – Jogos

15h – Painel II

Tema: Princípios éticos de uma Cultura Solidária

Painelista: Ana Bélgica

17h – Diálogo de Práticas

18h – Sistematização

Dia 06/02/2010

14h – Jogos

15h – Painel III

Tema: Desafios para a continuidade: construindo e articulando redes e potencialidades

Painelista: Jorge Atilio Iulianeli Pesquisador de questões ligadas a juventude com trabalhos publicados sobre drogas e violência. Assessor do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de Koinonia, Consultor Técnico da Unicef sobre violência contra crianças e adolescentes no campo.

17h – Diálogo de Práticas

18h – Sistematização

Dia 07/02/2010

14h – Marcha Juvenil pela Solidariedade e contra o Extermínio de Jovens nas Américas

Encerramento do Muticom

Saiba mais sobre o Encontro de Jovens por uma Cultura Solidária, acessando: www.muticom.org/jovens

 

Com informações da organização Encontro de Jovens por uma Cultura Solidária

Tags: No tags