Márcia Evangelista
Seis comunidades de Camamu, município do Baixo Sul da Bahia, se reuniram para elaborar uma proposta comum de comercialização de seus produtos, com agregação de valor cultural – a marca da identidade quilombola. As comunidades de Barroso, Porto do Campo, Garcia, Pimenteira, Dandara dos Palmares e Laranjeira estão se articulando para montar e gerir uma lojinha situada na comunidade do Garcia, às margens da estrada Camamu-Itacaré, aproveitando o mirante que existe no local e que é ponto de parada para turistas tirarem fotos e apreciarem a paisagem.
Curso de gestão
Esta iniciativa tem levado este conjunto de comunidades a discutirem o formato de um empreendimento comum e tudo que envolve esse tipo de iniciativa. Esses debates acontecem dentro do curso de gestão que KOINONIA vem realizando com este grupo de comunidades. O curso está previsto para acontecer em quatro etapas, culminando na elaboração de um Plano de Negócios. A primeira etapa, que trata da organização do coletivo das comunidades envolvidas para executar a proposta – acordos e formalizações de compromissos, regimento, definição de responsabilidades, busca de soluções conjuntas e cooperativadas para as dificuldades de transporte – já está sendo implementada. Foram realizados dois encontros nos quais se avançou muito na proposta de organização, na criação de um comitê gestor provisório e até na elaboração da planta da lojinha e de sua decoração. Por exemplo, foram definidos que os móveis serão todos de tala de dendê, fabricados por artesãos das comunidades. Na loja será comercializado: artesanato de pesca, de cipó e de tala de dendê, gamela, e escultura em madeira; cestaria; móveis em tala de dendê; doces e gêneros alimentícios, azeite de dendê, licor; sabão de dendê; bordados; corte e costura, pintura em tecido; remédios tradicionais; produtos da roça do grupo de mulheres (inclusive farinha e derivados de mandioca); marisco.