Formação de agentes de combate à dengue

Márcia Evangelista

Cumprindo um compromisso assumido no Seminário Público realizado em outubro de 2008, a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) realizou, em parceria com KOINONIA, a primeira Oficina de Capacitação de Multiplicadores de Religiões de Matrizes Africanas no Combate à Dengue, no dia 30 de maio, na Biblioteca Pública Estadual dos Barris (Salvador, BA).

O evento contou com participação de técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e da 1ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), e da Acbantu. Para a superintendente da Suvisa, Lorene Pinto, esse encontro representa o cumprimento de um compromisso que ela espera que dê bons frutos: Temos que garantir que essa parceria continue e se multiplique pelos Terreiros, convocou Lorene. Foram capacitados 29 agentes de diversos Terreiros, inclusive vários jovens do grupo Obabyan. Na abertura, o Tata Xicarangoma Tumba Junçara, Esmeraldo Emetério, falou sobre os ambientes sagrados das religiões de matriz africana e da importância da água para o povo de Candomblé.

KOINONIA participou ativamente do evento, não apenas convocando os Terreiros, mas desde o planejamento pedagógico da oficina até a realização de dinâmicas na abertura e no encerramento do dia de trabalho.

Tags: No tags