Manoela Vianna
O Programa Municipal em DST/Aids de Jacareí (SP), em parceria com a Fundação Cultural “José Maria de Abreu”, promoveu, no dia 9 de maio, uma exibição com debate do filme Intolerância religiosa – A ameaça à paz.
Cerca de 50 pessoas de diferentes tradições religiosas como umbandistas, espíritas, adeptas do Candomblé, católicos e evangélicos assistiram o documentário e participaram de um debate, conduzido por Rafael Soares, assessor do Programa Egbé Territórios Negros e Secretário Executivo de KOINONIA.
O tema do filme despertou curiosidade e muitas pessoas relataram situações de intolerância religiosa. Durante o debate também destacou-se que a temática HIV/Aids possui paralelos com o tema da intolerância religiosa, já que no trabalho de prevenção e de convivência com pessoas com vírus é preciso superar muitas formas de intolerância.
Sobre o filme: O documentário Intolerância Religiosa – A ameaça à paz aborda o conflito gerado pela intolerância dos neopentecostais contra as religiões de matriz africana no Brasil. O filme retrata diversos casos de intolerância religiosa contra Terreiros de Candomblé e reúne depoimentos de vítimas desses atos. O filme é uma produção de Ordep Serra que contou com o patrocínio da Cese (Coordenadoria Ecumênica e Serviço) e o apoio de KOINONIA, UFBA (Universidade Federal da Bahia) e EPMHE-Hermes.
Cópias em DVD do documentário podem ser solicitadas entrando em contato com KOINONIA: comunica@koinonia.org.br.