Manoela Vianna
De
Entre as atividades promovidas, foram realizados debates sobre direitos juvenis e participação cidadã dos Jovens Rurais. Durante os três dias do encontro, os jovens reconheceram que ocorrem situações de violações de direitos dos jovens rurais similares em diferentes municípios do estado.
Para Maria Priscila Lisa das Chagas, assistente do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de KOINONIA e responsável pela condução do evento, “a expectativa do encontro era identificar e favorecer a criação de laços entre os participantes, pois é fundamental na luta pela afirmação de direitos reconhecer que não se está só”. Para Maria Priscila, é necessário que os participantes socializem em seus municípios os aprendizados e discussões realizadas em plenário, como: a educação voltada para o campo; a valorização do trabalhador e da trabalhadora rural e do sindicato como espaço de construção de democracia e participação política.
Além dos jovens, estiveram presentes no encontro: Manoel Oscar Jotta Barboza, presidente da Fetag-RJ; Marcos André Ravizinni Lima, educador e representante do Senar; os assessores da Fetag-RJ, Cristóvão Spalla e Célia Muniz e Amanda Braga, estagiária do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos.