Helena Costa
Em 13 de fevereiro, o programa Egbé esteve em Camamu para uma reunião de planejamento com o Sasop (Serviço de Assessoria às Organizações Populares Rurais) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Camamu. A avaliação das ações iniciadas em 2007 foi positiva; as entidades locais consideram que as atividades desenvolvidas por KOINONIA geraram grande expectativa junto às comunidades negras rurais e remanescentes de quilombo. O tema direito territorial é uma das demandas que o Sindicato busca discutir com as comunidades, e guarda relação com a questão da sustentabilidade através da agroecologia, tema principal das ações do Sasop.
As próximas atividades, previstas para abril, são mini-oficinas desenvolvidas nas comunidades para discussão da cartilha Direitos, lançada pelo programa no ano passado. As demandas e sugestões surgidas então servirão de subsídio para os encontros maiores, envolvendo a totalidade das comunidades atendidas pelo Programa.
Participaram da reunião a assessora do Programa Egbé Territórios Negros, Ana Gualberto, as assistentes Mara Vanessa e Jussara Rêgo, Manuel Luiz (STR), Luana Carvalho, Ana Célia e Luciano (Sasop).
A equipe esteve também na comunidade de Boitaraca, em Nilo Peçanha, onde encontrou-se com Aldo Souza, presidente da associação de remanescentes de quilombo. A oficina da comunidade está marcada para 12 de abril.