Helena Costa
Ester Almeida, assessora do programa Saúde e Direitos participou da sessão com o tema “As respostas das comunidades religiosas latinoamericanas e caribeñas frente HIV e AIDS”. Em sua exposição enfocou a realidade brasileira e as ações que vem sendo realizdas nas comunidades religiosas a través do programa Saúde e Direitos, que forma multiplicadores em saúde.
Os dados divulgados durante o evento mostram que a epidemia vem crescendo , cada vez mais, entre as mulheres. Na América latina, aproximadamente, 2.500.000 de pessoas vivem com HIV, 750.000 são jovens. O Fundo das Nações Unidas pela Infancia faz uma projeção para 2010, calculando que haverá 1.100.000 crianças órfãs.
Este encontro teve dois principais objetivos: o primeiro, conhecer e articular ações entre os países E o segundo, criar uma Rede Latino-americana e Caribenha que favoreça a articulação das ações de prevenção e assistência existentes na igreja. E ainda garantir e preparar as comunidades religiosas para fortalecerem a presença latino americana no próximo Encontro mundial a ser realizado em 2008 no México.
O Pré-Foro Ecumênico e Inter-religioso foi organizado por Religiones por