Juventude sertaneja

Helena Costa

Aconteceu em fevereiro a primeira reunião do Coletivo de Jovens do Baixo São Francisco. Quitéria Ferreira, de KOINONIA, e Nina, da Coopabacs (Cooperativa dos Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes), coordenaram o encontro, que estabeleceu os objetivos do coletivo, agenda de encontros e metas.

Vinte e cinco jovens, representantes de diferentes entidades estiveram presentes.

O Coletivo pretende ser um articulador das diversas ações realizadas pela juventude rural na região, sobretudo as organizadas pelas entidades  nas quais os membros do coletivo estão vinculados. Pretende, entre outras atividades, monitorar o processo educativo e político-organizativo realizado pelos agentes culturais jovens; e acompanhar os processos de capacitação que serão realizados com novos jovens, com assessoria de KOINONIA.

Participam do Coletivo as seguintes entidades: Coopabacs; Cáritas; Cactus; Nudec; PJR; Sindicato dos Trabalhadores rurais de Água Branca; STR Delmiro; Pólo Sindical do Submédio São Francisco. Serão convidadas a participar: PDA/Inhapi, MMTR, MMT, Pólo Sindical do Alto Sertão e Associação de jovens Novo Horizonte.

O Coletivo deve reunir-se novamente nos dias 30 e 31 de março para o planejamento das atividades de 2007.

Tags: No tags