Fórum Social Mundial 2007

Manoela Vianna

De 20 a 24 de janeiro foi realizado em Nairobi, Quênia, a sétima edição do Fórum Social Mundial (FSM 2007). Segundo a comissão organizadora, cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes no evento. Foram promovidos aproximadamente 1.200 seminários, oficinas e conferências. vinte e um temas foram focos dos debates entre eles: água; paz e guerra; habitação; mulheres; trabalho; migrações; e dívida.

KOINONIA e o FSM

KOINONIA –  representada por Jorge Atílio Iulianelli, assessor dos Programas Ecumenismo, Diálogo e Formação e Trabalhadores Rurais e Direitos – participou de diversas atividades relacionadas à defesa dos direitos humanos e ecumenismo. KOINONIA foi convidada a participar da Plataforma Ecumênica Africana, promovida pela Caritas-Africa e pelo Conselho Pan-Africano (AACC) de Igrejas, e fez parte da Coalizão Ecumênica.

A Plataforma Ecumênica coordenou diversas oficinas e cultos ecumênicos durante o Fórum. O objetivo dessa Plataforma, que contou com o apoio do Coselho Mundial de Igrejas (CMI), foi dar visibilidade para a presença significativa do ecumenismo no FSM.

Cerimônias na basílica católica romana da Sagrada Família de Nairobi e na catedral anglicana de Todos os Santos, e uma procissão de um templo ao outro, fizeram parte da programação elaborada pela Plataforma Ecumênica Africana. Segundo os organizadores, cerca de 20 mil pessoas participaram das atividades promovidas pela Plataforma. 

A Coalizão Ecumênica organizou diversos atos sobre: riqueza, pobreza e ecologia; agricultura para a vida; água, meio ambiente e mudança climática; dívida ecológica; e responsabilidade de proteger. 

Fizeram parte da Coalizão Ecumênica de 2007 no FSM: APRODEV, Aliança Ecumênica de Ação Mundial (AEAM), Aliança Reformada Mundial (ARM), Cáritas Internacional, e a Solidariedade (CIDSE), Conferência das Igrejas de Toda a África (AACC), Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, CMI, Federação Luterana Mundial (FLM), Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos (FUMEC), Fórum Ecumênico do Brasil (FE Brasil), Frontier Internship in Mission, Pax Romana, KOINONIA, YWCA. A Coalizão é promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas e outras entidades desde da primeira edição do FSM.

De acordo com Jorge Atílio Iulianelli, o FSM 2007 foi importante por ter acontecido na África, o que possibitou chamar atenção do mundo para a realidade do continente. O assessor do Programa Ecumenismo, Diálogo e Formação acredita que nessa edição do Fórum a temática religiosa esteve em destaque: “ as discussões sobre religiões estiveram muito presentes nesse Fórum o que mostrou que para construir alternativas ao modelo vigente é preciso envolver as questões religiosas.

Próxima edição do FSM

A  próxima edição do Fórum será realizada em 2009 e a cidade que será sede do evento ainda não foi definida. Em 2008 não haverá Fórum, pois o Conselho Internacional do FSM decidiu, antes da edição de Nairobi, que o evento será bi-anual para diminuir os altos custos de viagem. Essa mudança foi reivindicada pelos movimentos sociais.

Durante  ano  de 2008 serão realizadas manifestações em todo o mundo relacionadas aos temas discutidos no FSM. Além disso, durante dois dias do mês de janeiro de 2008 serão promovidas em diversos paises atividades simultâneas também sobre as temáticas do Fórum. Independente dessas mudanças os Fóruns Sociais Regionais, como o Fórum Social das Américas programado para a Guatemala, ocorrerão normalmente em 2008.

Tags: No tags