KOINONIA - COBERTURA DE EVENTO 62

SEMINÁRIO ENTRE O CÉU E A TERRA – Religiosidades e justiça climática

No dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro, KOINONIA reuniu lideranças religiosas, quilombolas, pesquisadoras e parlamentares para refletir sobre a relação entre fé, ancestralidade e mudanças climáticas. O encontro trouxe depoimentos potentes sobre racismo ambiental, justiça climática, resistência quilombola e o protagonismo dos saberes ancestrais, além de destacar o papel das comunidades de fé na construção de um futuro sustentável.

Banner Publicações - site

A era da razão

Um leitor desavisado, antes de abrir este trabalho, pode estranhar como dois termos próprios do mundo ocidental podem ser evocados como título de uma obra que se propõe, dentre outros assuntos, a fazer uma reflexão sobre os diferentes caminhos percorridos por tradições milenares de origem africana no mundo, em especial no Brasil. É digno de nota lembrar, que os termos “sagrado” e “era”, também são ressignificados por estas tradições.

Captura de tela 2025-09-01 145013

II Feira Agroecologica da Dandara dos Palmares

A II Feira Agroecologica das mulheres de Dandara, foi realizada dia 08 de agosto e teve a participação de organizações de mulheres de varias comunidades negras e quilombola dos municípios de Camamu, Igrapiúna e Maraú. Além da participação de organizações como CESOL, SASOP, STTR de Camamu. Houve a participação das secretarias de educação, assistência social e de desenvolvimento econômico do poder publico do município de Camamu.

Captura de tela 2025-09-02 135946

IX Encontro Internacional de mulheres negras, urbanas e quilombolas

A atividade foi promovida pela Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), em parceria com as seguintes organizações: Articulação de Mulheres Negras do Baixo Sul, Coletivo mulheres presente – Maraú, Coletivo Sou Negra- Ituberá, Associação de Jatimane. O encontro teve como propósito fortalecer a articulação entre mulheres negras, urbanas e quilombolas, promovendo o diálogo entre empoderamento político, ancestralidade e práticas de autocuidado como formas de resistência e reparação histórica.