Como organizações ecumênicas de cooperação internacional e local com ampla representação de organizações baseadas na fé, nos somamos aos inúmeros pedidos da comunidade internacional com o apelo urgente ao Estado e ao Governo colombiano para que cessem a espiral de violência que está afetando seriamente a população civil.
Pressionamos:
O repúdio firme ao uso desproporcional da força exercida por parte de alguns membros da Força Pública, e a necessidade de sua reforma para assegurar o papel do Estado e da Força Pública como fiadores constitucionais de direitos.
Assegurar a criação de espaços seguros e transparentes de diálogo e negociação com os diversos setores da sociedade, preferencialmente nos territórios e idealmente com a presença de observadores imparciais.
A urgência de cessar a perseguição e as acusações contra manifestantes pacíficos, especialmente a Minga Indígena e os jovens.
O dever do Estado, e especialmente dos órgãos de controle, é de investigar e processar os responsáveis materiais e intelectuais pelos cidadãos e cidadãs feridas, desaparecidas e assassinadas durante as jornadas de mobilização em curso.
Implementar de maneira integral as obrigações assumidas no Acordo Final de Paz.
Somam-se a este pronunciamento:
Foro ACT Colombia y FESUR Foro Ecuménico ACT Suramericano
FORO ACT Argentina
FORO ACT Perú
FEACT Brasil, Forum Ecumênico ACT Brasil
WACC América Latina
Agencia Ecuménica y Caribeña de Comunicación – ALC Noticias
*Texto traduzido do espanhol
Acesse aqui o conteúdo original