Manoela Vianna
No dia 31 de março, Rafael Soares de Oliveira realizou uma palestra sobre Territórios Negros” na filial da ACB, na Vila do João (Complexo da Maré, RJ). A palestra fez parte de um evento promovido pela ACB chamado Espaço Diálogos N´Unzo Bakulu, ciclos de palestra que propõem discutir questões de ordem política, econômica e social.
Participaram do evento cerca de 30 pessoas que e além de debaterem sobre o direito ao território de Quilombos e Terreiros de Candomblé, puderam tratar do tema da intolerância religiosa e das repercussões recentes de agressões advindas de traficantes contra praticantes de religiões afro-brasileiras. Uma das motivações finais foi a de que religião que é incapaz de promover a fraternidade não é religião, é outra coisa, são outros interesses camuflados de religião.
Segundo Rafael, atividades como essas se somam à reação cultural contra o mal da intolerância e o fundamentalismo, e a favor da liberdade e da fraternidade que toda a sociedade deve ter, para a reconstrução da democracia e a afirmação dos direitos de todas de todos.
A ACB promoverá atividades dessa natureza mensalmente como meio de diálogo e conscientização de seus profissionais e multiplicadores, além de membros da comunidade onde atua. A Associação promove atividades que mobilizam moradores da região em diversas oficinas de capacitação para primeiro emprego – em informática, construção civil, costura, culinária e penteados – e formação cultural e artística – com teatro, cerâmica, capoeira e outras.
Conheça a Ação Comunitária do Brasil visitando seu site:
http://www.acaocomunitaria.org.br/home/index.asp