Helena Costa
* SOS Mulher de São José dos Campos e KOINONIA firmaram uma parceria de trabalho. A partir daí, o programa Saúde e Direitos tem realizado reuniões com a equipe técnica do SOS Mulher quinzenalmente, nas quartas feiras de 14 às 16hs. A proposta é oferecer subsídios para que a equipe do SOS possa lidar com a realidade de HIV/AIDS, já que atende mulheres vítimas de violência doméstica, sexual e psicológica.
No primeiro encontro foi exibido o filme “Quanto Vale ou é por quilo?”, com posterior discussão sobre os temas abordados. Na reunião seguinte, o programa Saúde e Direitos fez uma apresentação de KOINONIA, seus princípios, propósitos e programas desenvolvidos. Nos próximos eventos serão abordadas questões básicas relacionadas ao HIV/AIDS, mas também temas como a importância do atendimento, o papel da ong, estratégias de ação. Serão utilizados diferentes instrumentais que possam contribuir para a reflexão da prática.
* Mulheres Marcadas pelo amor – Congresso de Mulheres Cristãs do Vale do Paraíba
Organizado pela Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo
* Encontro Ecumênico de Mulheres
Realizado na Igreja Católica São Vicente de Paulo, com a presença de 40 mulheres, também no dia 20 de outubro. O tema trabalhado, Nossa História à flor da pele, propôs às mulheres uma reflexão desde os tempos de criança, e o quanto poderemos contribuir para estabelecer novas posturas e resgatar valores éticos e de direitos humanos. Ester Almeida, coordenadora do programa Saúde e Direitos coordenou as atividades. Foi distribuída a cartilha Mulher Cidadã, uma iniciativa do Grupo de Mulheres da Câmara Municipal de São José dos Campos.