texto de Lucas Marllon, revisado por Nathalia Gouveia, Assistente de projetos em KOINONIA
30 Anos de História e Engajamento
O ano de 2024 marcou uma década histórica para KOINONIA, celebrando 30 anos de luta por direitos humanos, justiça social e proteção das minorias vulneráveis. Este marco foi celebrado com uma série de atividades e eventos que reafirmaram o papel fundamental da instituição em promover a equidade e combater as intolerâncias. Abaixo, relembramos os principais momentos desse ano especial:
Janeiro: Combate à Intolerância Religiosa
O primeiro mês do ano foi dedicado à luta contra a intolerância religiosa, uma das causas centrais de KOINONIA. Em Salvador, realizamos a roda de diálogos “Círculos de Paz contra o Ódio Religioso” e o “1º Arrastão da Liberdade: Mãe Gilda, Ancestralidade e Resistência”. Também participamos da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, promovida pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP).
Fevereiro: Site Renovado
Retornando de um merecido recesso, modernizamos nosso site institucional, tornando-o mais intuitivo e ágil para publicações e navegação. A reformulação destaca nossa presença digital e facilita o acesso às iniciativas da organização.
Março: Portfólio de 30 Anos e Documentário
Os preparativos para o aniversário da instituição começaram oficialmente em março, com o lançamento do portfólio comemorativo, disponível online, que celebra nossa trajetória em prol do diálogo inter-religioso e da solidariedade ecumênica. Também lançamos o documentário “Territórios de Fé: Resistências aos Fundamentalismos”, em parceria com o Instituto PACS, destacando histórias de resistência de comunidades de religiões de matriz africana.
No mesmo mês, publicamos a 6ª edição da Revista Intolerância Religiosa e o e-book “Ciranda de Antropologia e Direito para as Comunidades Negras Tradicionais”. Além disso, participamos do Encontro Nacional de Equidade no Trabalho e Educação no SUS, promovido pelo Ministério da Saúde.
Maio, Junho e Julho | Caravanas, encontros, oficinas e rodas de diálogos 💬
O trabalho de KOINONIA em maio significou educação e cooperação. Em São Paulo, foi realizada uma oficina do projeto Prevenção na Ocupação, com apoio da Coordenadoria de IST/AIDS da cidade e teve como objetivo promover educação e informação sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), especialmente para a população de ocupações.
Já em Salvador, o trabalho foi pelo Direito das Comunidades Negras Tradicionais. Na ocasião, houve uma reunião com Jaime Carvalho, Subsecretário da Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR) e Eurico Alcântara, Coordenador de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, pelo objetivo de obter informações sobre as ações da Prefeitura Municipal de Salvador junto aos povos de terreiro.
Também ocorreram mais encontros celebrando os 30 anos, em São Paulo, com membros de KOINONIA e parceiros. Na ocasião, houve um encontro ecumênico como que teve como objetivo destacar a importância da instituição na luta contra os fundamentalismos ao longo das últimas três décadas e discutir caminhos para fortalecer essa jornada no atual contexto de avanço do neofascismo na sociedade brasileira.