Nos dias 31 de maio e 01 de junho KOINONIA participou da Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia, realizada no município de Itacaré.
Por Camila Chagas
A convite da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (SEPROMI), nossa equipe, representada por nossa assessora jurídica Camila Chagas, facilitou a exposição do tema “Regularização Jurídica para Terreiros” Na prática a desinformação e alguma confusão sobre os tipos de pessoas jurídicas que as casas de matriz africana podem se enquadrar, impedem o acesso, enquanto organização religiosa, a concorrer a editais públicos o que certamente potencializa a atuação comunitária dos mesmos.
Painéis Temáticos
Durante o evento, ocorreram diversos painéis temáticos de grande relevância, que proporcionaram espaços de interações, trocas e reflexões de muita riqueza:
Povos de Terreiro e Acesso a Direitos
Este painel foi facilitado pela Defensoria Pública da Bahia, abordando as formas de garantir os direitos dos povos de terreiro.
Intolerância e Racismo Religioso: Como Denunciar?
Com a participação da COERCID Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação e do Ogan Elias Conceição, membro do GT de criação da Ronda Omnira da Polícia Militar, representando a sociedade civil e Conselho Inter-religioso da Bahia (CONIRB); este painel tratou dos mecanismos de denúncia e combate à intolerância e ao racismo religioso.
Impactos do Racismo na Educação, Saúde e Meio Ambiente.
Lideranças e representantes do axé, da sociedade civil e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia discutiram os impactos do racismo e as políticas públicas necessárias para a garantia dos direitos e qualidade de vida dos povos de terreiro.
Atendimento de Saúde
Os profissionais da área de saúde também estiveram presentes, oferecendo serviços como aferição de pressão, vacinação e encaminhamentos para realização de exames preventivos.
A participação da KOINONIA nestes espaços reforça o compromisso que temos com a promoção, defesa dos direitos humanos e seguimos empenhados na luta contra a discriminação e o racismo em todas as suas formas. Continuamos firmes na busca por equidade, reparação e justiça para todos os povos de terreiro.