KOINONIA marcou presença no Tapiri Ecumênico e Inter-religioso durante a Cúpula dos Povos na COP30, realizada em Belém (PA). O espaço reuniu tradições de fé, povos indígenas, quilombolas, comunidades de matriz africana, juventudes e movimentos sociais comprometidos com a defesa da Amazônia e a promoção da justiça socioambiental.
Ao longo da programação, o Tapiri se consolidou como um território de encontro, acolhimento e articulação política. Foram realizadas rodas de diálogo, celebrações ecumênicas, intervenções culturais, vigílias públicas e uma barqueata simbólica, destacando a espiritualidade amazônica e a resistência dos povos tradicionais diante dos impactos da crise climática.
A participação de KOINONIA reforça sua atuação histórica na promoção dos direitos humanos, na defesa dos territórios e no enfrentamento ao racismo ambiental e religioso. Para a organização, a justiça climática está diretamente ligada à garantia dos direitos de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, que preservam a floresta e enfrentam, de forma desproporcional, os efeitos das mudanças climáticas e do avanço de fundamentalismos.
O Tapiri também fortaleceu alianças inter-religiosas e ampliou a visibilidade das vozes que constroem respostas éticas e espirituais à crise socioambiental. A presença conjunta de diferentes matrizes de fé evidenciou que a proteção da Amazônia e de seus povos é um compromisso coletivo e inadiável.
Disponível em: Coletivo Bereia, Fé em defesa da Amazônia: movimentos marcam presença na COP30 com o Tapiri Ecumênico e Inter-religioso –
Fonte: Coletivo Bereia – 01/12/2025
