O Educquilombo — Educação Escolar Quilombola, agora denominado Educquilombo nos Planos Municipais de Educação (PMEs), iniciou sua nova fase em Pernambuco. Promovido pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) em parceria com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco (CEACQ), com apoio da CONAQ e do Fundo Malala, o projeto atua diretamente em oito municípios: Bom Conselho (Agreste) e Betânia, Carnaíba, Custódia, Mirandiba, Orocó, Salgueiro e Serra Talhada (Sertão).
Com duração prevista até novembro de 2026, o objetivo é influenciar a revisão dos Planos Decenais Municipais de Educação, garantindo que as pautas quilombolas — como currículo específico, formação docente e permanência escolar — sejam incorporadas à política educacional local. O projeto promove mobilização política, formação de jovens quilombolas em comunicação e educação, advocacy comunitário, articulação com instâncias públicas e levantamento de dados sobre as realidades quilombolas.
Disponível em: https://almapreta.com.br/sessao/cotidiano/projeto-de-educacao-escolar-quilombola-amplia-atuacao-em-pernambuco/
Fonte: Alma preta em, 31 de maio de 2025.