Furtos e ataques a templos católicos e terreiros de umbanda crescem em região do RJ

Casos de furtos, roubos e atos de vandalismo contra templos católicos e terreiros de umbanda têm aumentado na região de Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos, levantando preocupações sobre intolerância religiosa aliada à criminalidade. De acordo com a Diocese de Campos, desde 2019 foram registrados 31 episódios desse tipo em igrejas e capelas, com prejuízos que ultrapassam R$ 50 mil. Somente em 2025, ocorreram ataques na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Centro de Campos, e em outra igreja da Baixada Campista.

Em Itaperuna, foram quatro ocorrências recentes, com um suspeito preso. Além de perdas materiais, lideranças religiosas denunciam que as ações atingem diretamente a liberdade de culto e a sensibilidade das comunidades. O subsecretário Totinho Capoeira aponta que os ataques podem ter relação tanto com dependência química quanto com preconceito religioso, destacando que os terreiros de matriz africana historicamente sofrem perseguições, intensificadas nos últimos anos.

Para enfrentar o problema, instituições religiosas e autoridades locais têm reforçado a segurança com vigilância, alarmes e câmeras. No dia 28 de agosto, a Câmara Municipal de Campos sediará o Fórum Regional de Diálogo Inter-religioso, reunindo representantes de diversas tradições, Defensoria Pública, Ministério Público e OAB, com o objetivo de discutir políticas públicas para a proteção da liberdade religiosa.

Disponível em: https://j3news.com/2025/07/27/furtos-e-ataques-a-templos-catolicos-e-terreiros-de-umbanda-crescem-na-regiao/

Fonte: J3News – 27/07/2025

Compartilhe em suas redes: