Com o tema “Traga a sua fé, sua indignação e um alimento para partilharmos!”, o ato acontece 02/09 a partir das 10h, com a participação de organizações da sociedade civil Por Josy Azeviche O Ato inter-religioso proposto pelo amor, com o pro ...
Seminário inter-religioso marca eventos do “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa” em São Paulo
No último dia 21 de janeiro foi realizado na Igreja da Vila, no bairro Vila Mariana, em São Paulo, o Seminário "Religião, Respeito e Democracia: R(existindo) na Diversidade. O culto ocorre para marcar as celebrações do dia 21 de janeiro Dina Nacional ...
Caruru da Cáritas celebra São Cosme e São Damião em Salvador e lança campanha solidária
Na última sexta-feira (26), a Cáritas Brasileira – Regional Nordeste 3 – organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – realizou, em sua sede no bairro de Brotas, Salvador, o tradicional caruru em homenagem a São Cosme e São Damião. O encontro reuniu fé, cultura e solidariedade, fortalecendo laços comunitários e reafirmando a importância das manifestações populares de matriz religiosa na capital baiana.
O evento também marcou a abertura da edição 2025 da campanha 10 Milhões de Estrelas, que neste ano traz como tema “Ecologia integral e fraternidade social”.
GENTE DE FÉ PELA DIVERSIDADE marca presença na Parada LGBT de Salvador
KOINONIA, juntamente o Conselho Inter-religioso da Bahia (CONIRB), Mulheres EIG (Evangélicas por Igualdade de Gênero), Conselho Baiano Ecumênico de Igrejas Cristãs (CEBIC), Terreiro Olufanjá, Centro de Umbanda Paz e Justiça, Paróquia Bom Pastor, Igreja Católica Romana (Grupo Diversidade Cristã) e Mães pela Diversidade se reuniram para demonstrar apoio às pessoas LGBTs, através do acolhimento fraterno e sensibilização das pessoas quanto a necessidade do respeito e garantia de direitos, pois as pessoas LGBTs têm o direito de viver e envelhecer sem renunciar sua fé.
7ª edição PLANTE RIO
Nos dias 12 e 13 de setembro, aconteceu a 7ª edição do PLANTE RIO, um evento anual na Fundição Progresso que envolve o debate sobre a pauta ecológica contemporânea e as lutas políticas, epistêmicas, científicas, jurídicas e filosóficas da agenda ambiental no contexto do Rio de Janeiro.
Movimento iniciado em 2016, o Plante Rio este ano teve como tema “Entre Rios diversos”, com o objetivo fomentar a articulação entre práticas tradicionais, científicas e artísticas, promovendo o encontro e a sinergia entre os participantes, de modo a sensibilizar um público cada vez mais amplo e diverso para o enfrentamento da emergência climática.
Frente Parlamentar em Defesa do Estado Laico é lançada no Rio
KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Estado Laico e da Liberdade Religiosa, realizado no dia 12 de setembro, no Clube dos Engenheiros, no centro da cidade do Rio de Janeiro. A organização da Frente é um trabalho de articulação de dois anos, liderado pelo Deputado Federal Pastor Henrique Vieira, e conta com parlamentares que entendem a necessidade da garantia da laicidade do Estado e da liberdade religiosa.
KOINONIA participa de ato interreligioso promovido pelo Conselho Interreligioso da Bahia e Polícia Civil
Na manhã desta quarta (10.09) lideranças religiosas de diversas denominações participaram de uma visita guiada no Centro Policial de Cidadania e Diversidade (CPCD), localizado no Bairro Engenho Velho de Brotas, oportunidade em que foi apresentada a Delegacia de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (DECRIN), criada em 21.01.2025, data em que também celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Entre o céu e a terra há povos tradicionais a serem incluídos nas decisões globais sobre o clima
O seminário “Entre o Céu e a Terra: Religiosidade e Mudanças Climáticas”, promovido pela KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, aconteceu nos dias 8 e 9 de setembro de 2025, em Mangaratiba, Rio de Janeiro. O encontro reuniu lideranças religiosas, quilombolas, indígenas, pesquisadores, parlamentares e ativistas ambientais com o objetivo de refletir sobre como espiritualidade, justiça climática e saberes ancestrais podem se entrelaçar na luta contra os impactos das mudanças climáticas.
Da Igreja Universal à Umbanda: gari Genilson vence processo por racismo religioso
O gari Genilson Santos de Araújo, de 40 anos, que trabalhava para a empresa Valor Ambiental em Brasília (DF), venceu na Justiça um processo por racismo religioso após sofrer discriminação no ambiente de trabalho por ser adepto da Umbanda. Durante sua rot ...
Ialorixá Mãe Mírian denuncia ameaças de morte; polícia e OAB-AL investigam o caso
No dia 6 de setembro de 2025, a ialorixá Mirian Araújo Souza Melo, conhecida como Mãe Mirian Yá Binan, de 91 anos, denunciou ter recebido ameaças de morte em Alagoas. O caso mobilizou a Polícia Civil, que instaurou inquérito para apurar as intimidações, ...
Trabalhador é indenizado após sofrer homofobia e intolerância religiosa em Dourados
Um funcionário de Dourados (MS) recebeu R$ 10 mil de indenização por danos morais após ser alvo de assédio moral com conotação sexual e religiosa no ambiente de trabalho. A decisão foi unânime pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. ...
Católicos de Matozinhos fazem pressão e padre cancela evento de umbanda
Em Matozinhos, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), estava programado para o dia 13 de setembro de 2025 um encontro intra-religioso entre a Paróquia Senhor Bom Jesus e o Terreiro de Umbanda Família de Fé (TUFF). A atividade, pensada como gesto si ...
Comércio com Identidade: comunidades participam de formação sobre associativismo quilombola
Nos dias 29 e 30 de agosto, no município de Muriqui, aconteceu a formação sobre estatutos e saúde da associação, oportunidade em que as comunidades de Santa Justina e Santa Izabel, Alto da Serra, Boa Esperança, Ilha de Marambaia, Santa Rita do Bracui e Prodígio partilharam experiências sobre as formas de organização comunitária e receberam informações sobre os procedimentos jurídicos para a criação e manutenção da saúde das associações.
SEMINÁRIO ENTRE O CÉU E A TERRA – Religiosidades e justiça climática
No dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro, KOINONIA reuniu lideranças religiosas, quilombolas, pesquisadoras e parlamentares para refletir sobre a relação entre fé, ancestralidade e mudanças climáticas. O encontro trouxe depoimentos potentes sobre racismo ambiental, justiça climática, resistência quilombola e o protagonismo dos saberes ancestrais, além de destacar o papel das comunidades de fé na construção de um futuro sustentável.