Por ocasião do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, evento abordará temas sobre direitos à saúde, ao território e à segurança pública dos povos de terreiro.
Texto de Lucas Marllon, revisado por Camila Chagas, assessora jurídica em KOINONIA
No dia 22 de janeiro, quarta-feira, acontecerá o Seminário Direitos Forjados na Luta no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com o tema “Direitos Forjados na luta: povos de terreiro e os direitos à saúde, território e segurança pública”, o seminário vai apresentar como os direitos à saúde, ao território e à segurança pública foram reivindicados e acessados pelos povos de terreiro ao longo dos anos, apesar dos entraves do racismo e intolerância religiosa ainda serem barreiras para a garantia dos direitos fundamentais.
O evento é uma realização de KOINONIA em parceria com o CEAO e visa somar a agenda de iniciativas voltadas ao Combate à Intolerância Religiosa, por ocasião do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado nacionalmente em 21 de janeiro. Estarão presentes os expositores:
Os expositores, além de serem especialistas nos temas, são pessoas do axé, fato que contribui para a troca de conhecimentos e partilhas entre os saberes acadêmicos com os das comunidades.
O seminário acontece no endereço: Praça Gen. Inocêncio Galvão, 42 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40060-055
🗓️ Confira a programação completa:
8h30 Credenciamento
9h Palestra 1 – Direito à Saúde
“A pandemia por COVID-19 e as condições de vida e saúde em comunidades de Terreiros em Salvador-BA”
Facilitador: Tiago Coutinho
9h45 Abertura para plenária
10h Palestra 2 – Direito ao Território
“Terras de Obaluayê sob a guarda de Xangô: as encruzilhadas no estudo de caso para a regularização fundiária de um terreiro no Estado da Bahia”
Facilitadora: Roberta Nascimento
10h45 Abertura para plenária
11h Palestra 3 – Direito à Segurança Pública
11h: Racismo Religioso: as operações policiais militares nos espaços sagrados do Candomblé, na cidade de Salvador, entre 2005 e 2023”
Facilitador: Thiago Garcez
11h45: “Entre batidas e batuques: a polícia e os candomblés da Bahia”
Facilitador: Silvio Rosário
12:30 Abertura para plenária
13h: Encerramento com Almoço