Evento contou atividades com grupos de trabalho e dinâmicas pedagógicas pela conscientização sobre o tema
Texto de Magno Luiz, educador social em KOINONIA
No dia 6 de Dezembro de 2024, São Paulo recebeu o Conexões, o 1° Encontro de Coletivos e ONGs de HIV/Aids. O evento, que reuniu 15 ONG’s e 9 coletivos, buscou compartilhar com a sociedade em geral os projetos apoiados pelos Editais de Seleção Pública da Coordenadoria de IST/Aids da prefeitura da capital paulista. Já a atividade teve objetivo de integrar os grupos e divulgar suas produções.
O encontro contou, durante todo a sua duração, com exposição dos trabalhos realizados pelos grupos. Os trabalhos passaram por vários instrumentos pedagógicos, do Teatro do Invisível, organizado pela ONG Barong, até jogos de tabuleiro como RPG animado pelo Coletivo RPG e Cultura. Além disso, também foram realizadas intervenções culturais como Mini Sarau, batalha de rima e a performance Ballroom Posthiva organizado pela Casa de Mandacaru.
KOIONIA esteve presente com o jogo Prevenidas Game. O jogo é fruto do projeto Prevenidas e tem o objetivo de conscientizar, de maneira dinâmica e pedagógica, a população sobre os mitos e verdades sobre as infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, com foco principal no HIV/Aids. Seguindo o roteiro de perguntas e respostas, os participantes são convidados a testar seus conhecimentos sobre as ISTs.
Segundo Lídia Lima, educadora na instituição, o encontro foi “a síntese dos trabalhos que foram desenvolvidos durante o ano e demonstra a importância das ONGs no papel de diálogo sobre a HIV/Aids com a sociedade em geral”.
Como pano de fundo, a apresentação dos projetos teve como marca o fortalecimento de uma rede de afeto e cuidado que tem como norte a defesa dos direitos humanos e de políticas públicas que permitam o bem-estar da população sem preconceitos.