Oficinas de prevenção e Mostra Cultural na Ocupação Santa Vitória

Atividades do projeto Prevenção na Ocupação contou com apoio Secretária de Saúde e membros Movimento por Moradia do Centro e Região

Texto de Lídia Lima,  Assessora de gestão em projetos

No dia 30 de novembro, KOINONIA SP realizou as últimas atividades do ano, junto ao Projeto Prevenção na Ocupação. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria de IST/Aids da cidade de São Paulo. Ao longo do dia, a equipe desenvolveu duas oficinas formativas reunidos na Ocupação Santa Vitória, região central da capital paulista. No período da tarde, foi realizada uma mostra cultural com a temática de prevenção.

As duas oficinas foram conduzidas pela educadora Nathielly Janutte. A primeira, teve como tema Conhecendo a Mandala da Prevenção. Como parte da dinâmica de acolhimento do tema, em parceria com a equipe de Koinonia, Nathielly desenvolveu com os participantes uma oficina de mandalas – refletindo sobre as diversidades de combinações de cores, escolhas e a fins. Na sequência, a educadora apresentou um paralelo entre a arte desenvolvida e as diversas possibilidades de combinações e ferramentas disponíveis no SUS para o enfrentamento do vírus do HIV.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-12-04-at-09.57.49.jpeg
Foto: Agente de saúde do CTA Henfil explicando processo do autoteste (Acervo KOINONIA)
A segunda oficina destinava-se a um tempo de reflexão sobre mitos e verdades sobre HIV/AIDS. As pessoas participaram com desenvoltura e eram raras as questões em que se sentiam inseguros ao responder se era mito ou verdade. Mas, com a ajuda da educadora que conduziu este momento, o tempo de dúvida tornava-se curto e havia uma disposição entre as pessoas em partilhar os seus saberes.

Na ocasião contamos com moradores de outras ocupações da região central e que participam do MMCR – Movimento por Moradia do Centro e Região. Além da parceria importante com as agentes de saúde do CTA Henfil, que na ocasião dedicaram-se as explicações sobre a aplicação do autoteste de HIV.

A atividade foi concluída com uma mostra cultural, que contou com a participação do projeto Muntu – Memórias Solares em movimento, que conduziu uma oficina de dança; Os moradores participantes também desenvolveram uma batalha de rimas, sobre prevenção e ao final, os corpos celebraram com danças, ao som de um Dj da comunidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2024-12-04-at-09.55.44.jpeg




Foi um dia importante na conclusão da primeira etapa do projeto Prevenção na Ocupação. No próximo ano, seguiremos ampliando os alcances do projeto e somando com outros parceiros, neste movimento por saúde, prevenção e cuidado.