Rio+20: Religiões por direito

Carolina Maciel

Vinte anos depois da Eco-92, acontece no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Conhecido como Rio+20, o evento reunirá representantes governamentais de todo o mundo e, oficialmente, tem os seguintes objetivos: assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Sabe-se que, infelizmente, na maioria dos casos, os governantes estão a serviço do capital internacional. Por essa razão, o tema da "economia verde" como forma de erradicação da pobreza deve receber grande atenção na Conferência. Não se espera do evento oficial que se assumam compromissos mais sérios em relação à crise ambiental e à superação da desigualdade social. Por essa razão a sociedade civil organiza sua própria conferência.
 
A Cúpula dos povos
 
Enquanto as representações governamentais estiverem reunidas, a sociedade civil também se encontrará, buscando colocar suas propostas e exercer pressão sobre as elites dirigentes. É a Cúpula dos Povos, que espera reunir 50.000 pessoas.
 
Após uma grande marcha de abertura, diversas atividades serão realizadas, no intuito de desmascarar as falsas promessas da "economia verde" defendida pelas grandes empresas. O tema aglutinador será "Na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental".
 
Religiões por direito
 
Conscientes de seu papel na influência sobre o comportamento da humanidade em relação ao meio ambiente, as diversas religiões se organizam para exigir de si mesmas, dos governantes e empresas compromisso com o planeta. Espiritualidade e Ética são serão a tônica das atividades, que acontecerão no espaço já "batizado" como Religiões por Direito.
 
O CEBI participa das atividades de preparação e se fará presente no evento especialmente através de duas frentes:
 
– por meio do Fórum de Brasileiro de Organismos Ecumênicos, ligado à ACT (FEACTBR);
 
– por meio da presença do CEBI-RJ na organização e nas atividades locais.
 
 
Com informações Centro de Estudos Bíblicos – CEBI
Tags: No tags