Márcia Evangelista
Foi realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, no município de Araruama (RJ), o IV Encontro Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O Encontro, promovido pela Federação de Trabalhadores na Agricultura do Rio de Janeiro (Fetag-RJ), contou com o apoio do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos, de KOINONIA, uma parceria que vem desde 2007.
Segundo a assessora do programa TRD, Priscila Chagas, que participou como educadora, o encontro teve como objetivo avaliar o trabalho realizado em 2008, planejar as atividades para 2009 e eleger a nova Comissão Estadual de Jovens Rurais.
A Comissão eleita pelos cerca de 60 jovens participantes, indicados pelos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos municípios do estado do Rio de Janeiro, ficou assim formada:
Região Sul: Maria de Fátima dos Santos (Parati) e Jorge Felipe dos Santos Marçal (Pinheiral)
Região Baixada: Sidnei da Silva Filho (Queimados) e Edilson Souza de Melo (Itaboraí)
Região Serrana: Jaciana da Silva Oliveira (Teresópolis) e Rosana Carneiro da Silva (Sumidouro)
Região dos Lagos: Mateus Tavares Coelho (Araruama) e Sabrila Walace da Rocha Silva (Casimiro de Abreu)
Região Norte: Murillo da Silva Spalla (São Fidelis) e Vanessa Cristina da Silva Peçanha (Carapebus)
Vanessa Cristina, representante da Região Norte foi a única reeleita da Comissão anterior. “Houve uma renovação de quadros de lideranças jovens na área rural no estado. Outro ponto importante na eleição da nova Comissão foi a faixa de idade dos representantes, que ficou entre 16 e 22 anos. Um diferencial da Comissão anterior, composta por integrantes mais velhos”, destaca Priscila Chagas.
A Comissão Estadual de Jovens Rurais deve articular os jovens das regiões e promover atividades juvenis no estado.
O Encontro contou ainda com a presença de Oto Santos (Tesoureiro da Fetag-RJ), Cristóvão Manoel Spalla (Assessor da Fetag-RJ) e de um representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A primeira reunião da Comissão acontece no início de março e tem como pauta planejamento das reuniões regionais e encaminhamento das propostas aprovadas no IV Encontro Estadual.