Marcia Evangelista
Aconteceu entre os dias 5 e 7 de setembro, em Recife (PE), a 2ª reunião da Rede Ecumênica da Juventude pela Promoção dos Direitos Juvenis – Nordeste.
A reunião contou com a participação dos coordenadores (as): Maria de Jesus (facilitadora regional), Maria Guerra, Alberto Rocha, Odirlan Cirilo, Sueleide Aquino, Oscar Alan, Thiago Santos, Alexandra Camilo, Roberta Cristina, Jocivaldo Cruz, Adelson Junior e Alexandro Rodrigues; do facilitador nacional, Daniel Evangelista de Souza e do representante da equipe interdisciplinar, Jorge Atilio Iulianelli (KOINONIA). A reunião contou ainda com o apoio de Maria José Santos e Adriano Lopes (Diaconia) e visitantes.
Durante o encontro foi avaliado as ações da Rede no Nordeste e foi dado início ao planejamento da 2ª Jornada Ecumênica da Juventude na região, que terá como tema “Juventude Ecumênica: políticas públicas, desafios e direitos”.
Na oportunidade a facilitadora regional da Rede do Nordeste, Maria de Jesus, foi reeleita até a próxima jornada, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2008, em Mariópolis, Recife (PE).
Antes disso, mais duas Jornadas Ecumênicas estão programadas. Elas acontecem de
Rede Ecumênica da Juventude e FE Brasil
A Rede Ecumênica da Juventude pela Promoção dos Direitos Juvenis é uma iniciativa do FE Brasil e busca reunir jovens representantes de diferentes localidades, movimentos, religiões e entidades, tendo em vista que essa parcela da população sofre inúmeras violações de direitos. São objetivos da Rede: fortalecimento político das ações das juventudes; apoio e intercâmbio para a garantia de direitos das juventudes; estimular a capacitação e articulação das juventudes para que ocupem espaços de protagonismo em meio à institucionalidade governamental e não-governamental; e ser um organismo de debate e reflexão sobre a violação e superação dos direitos da juventude.
O FE Brasil é um Fórum Ecumênico composto por igrejas, conselhos de igrejas e organizações ecumênicas, entre elas KOINONIA, que busca fortalecer o campo ecumênico, promovendo ações que favorecem o diálogo inter-religioso e promovem justiça e paz. O Fórum acredita que o Estado brasileiro reconhece a necessidade e promove políticas públicas para a juventude, mas na prática essas ações ainda são incipientes ou desconhecidas pelos que seriam os seus maiores beneficiados.
Saiba mais sobre a Rede Ecumênica da Juventude pela promoção dos Direitos Juvenis lendo as notícias:
Rede Ecumênica da Juventude Sudeste
Publicado em: 4/9/2008
Rejune em encontro em Salvador
Publicado em: 4/4/2008
Rede Ecumênica da Juventude do Sudeste reunida
Publicado em: 1/4/2008
Rede ecumênica de juventude
Publicado em: 14/3/2008
Jovens do Nordeste em jornada
Publicado em: 21/12/2007
Jornada Ecumênica da Juventude do Nordeste
Publicado em: 7/12/2007
Jornada Ecumênica da Juventude do Rio
Publicado em: 30/11/2007