Márcia Evangelista
No dia 20 de setembro, na Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo, às 15h, “Conexões Ecumênicas” vai celebrar os 60 anos do nascimento do Conselho Mundial de Igrejas – CMI. Como parte da programação será realizado um culto ecumênico com a presença, entre outros celebrantes, do Pastor João Valença, da Igreja Presbiteriana da Praia; e de Dom Filadélfo de Oliveira, da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro.
A promoção do evento é de Conexões Ecumênicas, com o apoio de KOINONIA, PROFEC, CEBI, CESE, IPU, IPI, IEAB, IP – Praia.
Lançamento do livro “Ecumenismo e Diálogo Religioso”
Na mesma ocasião será lançado no Rio de Janeiro o livro Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – A arte do possível, editado pela Editora Santuário, com tarde de autógrafos dos autores, Rev. Zwinglio Mota Dias e Faustino Teixeira.
O livro trata de um tema fundamental para o século XXI: a possibilidade do diálogo entre igrejas diferentes e entre culturas e tradições religiosas diversas, que vivenciam diferentes formas de crer e de compreender o mundo, o ser humano e Deus.
60 anos do CMI
Em 2008, os membros do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) celebram o 60º aniversário de sua promessa: Estamos decididos a permanecer juntos. Desde sua fundação em 1948, o CMI tem sido o instrumento primordial das igrejas na promoção e na busca da unidade cristã. O CMI reúne hoje 349 igrejas e denominações em mais de 110 países e territórios de todo o mundo. Fazem parte do Conselho as Igrejas católicas, protestantes históricas, anglicanas, batistas, luteranas, metodistas, reformadas, a maioria das Igrejas ortodoxas e diversas Igrejas independentes. Atualmente o CMI apóia ações de abertura ao diálogo inter-religioso.
A comemoração pelos 60 anos do CMI envolve grupos e pessoas do movimento ecumênico nacional, preocupadas em manter vivo o processo do diálogo inter-religioso. Para isso estão sendo organizados, além da celebração no Rio de Janeiro, encontros em outros estados. No Rio Grande do Sul, a comemoração será no dia 29 de setembro, com promoção do Conic – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs/RS; e no dia 20 de outubro será a vez da Bahia, com promoção da Cese – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e da Comunidade dos Saletinos em Pernambués.
Conexões Ecumênicas
O movimento ecumênico tem sido construído por pessoas que se encontram e se abrem ao encontro do outro, da outra, do diferente. Dessa partilha nasceu “Conexões Ecumênicas”, encontros que reúnem grupos e pessoas para a troca de experiências. A visão do ecumenismo, para esses grupos inclui a busca da unidade de todos que lutam por Justiça, Paz e Integridade da Criação, de todos que têm fé; de todas as pessoas que têm fé cristã.
Celebração 60 anos do CMI
Local: Igreja Presbiteriana da Praia de Botafogo – Praia de Botafogo, 430.
Data: 20 de setembro
Horário: 15h
Mais informações:
Pastor Eduardo Dutra – Tel: (21) 3042-6445
E-mail: edf@koinonia.org.br / edurev2@yahoo.com.br / atilio@koinonia.org.br