Manoela Vianna
De
Entre os presentes estavam o presidente da Fetag, Manoel Oscar Jotta Barboza, a coordenadora da Comissão Nacional de Jovens da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Maria Elenice Anastácio e o Supervisor Técnico da Senar, Marcos André Ravizzini Lima.
O objetivo do encontro foi a formação da comissão de jovens do estado. A comissão foi constituída por dois representantes de cada região do estado. Os representantes são trabalhadores rurais com idades entre 16 e 32 anos. A primeira reunião da Comissão será no dia 22 de novembro na sede da Fetag-RJ.
Durante o encontro, os jovens participaram de diversas atividades como debates, dinâmicas, além de assistirem vídeos. Uma das discussões tive como tema “O que é ser Jovem Rural?”. Entre as respostas destacam-se: ser Jovem Rural é ter contato com a natureza; é ser pequeno agricultor e trabalhador em beneficio da comunidade.
Para Priscila Chagas, assistente do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos, que foi educadora do encontro, esse evento foi importante porque fomentou a organização da juventude rural do Rio de Janeiro com formação política e animação das bases.